No último sábado (30), foi realizada na Casa de Cultura e Cidadania uma reunião de capacitação dos professores do Programa Escola aberta. Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito Edgar de Souza, os secretários Nilton Nunes, Adriana Rodrigues e Luiz Henrique Ramos.
O programa
A Prefeitura de Lins “Administração Edgar de Souza e Rogério Barros”, através da parceria entre a Secretaria de Educação, Casa de Cultura e Cidadania e o Instituto Agires, oferece a população o Programa Escola Aberta, que tem como objetivo contribuir para melhoria da qualidade da educação, inclusão social, construção de uma cultura de paz e a democratização do acesso à prática e à cultura de atividades físicas, do esporte educacional e competitivo, por meio da integração entre escola e comunidade.
O Programa foi implantado no governo Edgar de Souza e é considerado estratégico para a administração municipal, pois possui inúmeros núcleos, por meio de parcerias com escolas e instituições públicas e privadas, que disponham de condições técnicas para executar as atividades, além das praças esportivas do município, cedidas com o apoio da Secretaria de Esporte.
Os núcleos visam atender os alunos no contra turno escolar, bem como a comunidade, oferecendo atividades de esporte e lazer, sob orientação de profissionais da área de Educação Física. São oferecidas diversas atividades, com Alongamento, Atletismo, Basquetebol, Jiu-Jitsu, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Judô, Natação, Hidroginástica, Recreação, Voleibol e Taekwondo.
O Programa também oferece modalidades adaptadas como: Voleibol sentado, atividades recreativas aos portadores de necessidades especiais e ginásticas adaptadas aos idosos, promovendo assim a interação social entre os participantes.
As atividades oferecidas em cada núcleo do Programa são resultantes do levantamento dos interesses e possibilidades do atendimento. O Programa Escola Aberta tem como público alvo crianças a partir de seis anos, adolescentes, adultos e idosos, pertencentes às comunidades escolares, as quais os núcleos estão inseridos, atendendo atualmente cerca de 2.300 pessoas. Para participar basta entrar em contato com a Casa de Cultura e Cidadania, que fica na Rua Regente Feijó, 52, ou pelo telefone 3522-1598