Na última quarta-feira (13), Lins recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU), o Certificado de Cidade Resiliente. O título representa o reconhecimento internacional às ações de prevenção de desastres naturais realizadas pela Prefeitura Municipal.
A campanha da ONU define cidade resiliente como aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.
O certificado foi entregue pelo Secretário-Chefe da Casa Militar, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira ao Prefeito Municipal Edgar de Souza, Vereador Aparecido Correia, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Lins, Wagner Saoncella e ao Coordenador Adjunto de Defesa Civil, Capitão PM Marcelo Saoncella, em solenidade na sede do Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.
Convênio
Na oportunidade, também foi realizada a celebração do Convênio entre a Casa Militar do Gabinete do Governador do Estado de São Paulo e Município de Lins. O convênio “Defesa Civil: A Aventura” visa permitir que alunos das escolas municipais se conscientizassem, de uma forma educativa, por meio de um jogo, sobre os riscos de desastres e as ações que podem ser tomadas para a redução dos riscos.
O jogo foi desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo (CEDEC/SP), em conjunto com a Casa Militar do gabinete do governador e a Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP), da secretaria estadual da Educação.
A Aventura, nome dado para o jogo, objetiva ensinar como prevenir enchentes, deslizamentos de terra e outras situações de risco provocadas por causa da chuva. A ideia é fazer com que esses jovens levem à comunidade tudo o que aprender com o jogo.
De acordo com o Prefeito Edgar de Souza a informação é um importante meio de conscientizar os jovens sobre prevenção de riscos. “Uma população que detém o conhecimento tem a possibilidade de se proteger melhor e a responsabilidade pela prevenção de desastres naturais não é só do poder público, mas, também da população”, afirma o chefe do executivo, que diz ainda que Lins é uma cidade resiliente pelas ações do Poder Público juntamente com a Defesa Civil.