Na última sexta-feira (8), foi comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille, que existe no Brasil desde 2010 e foi criado em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil.
José Álvares de Azevedo nasceu cego em 8 de abril de 1834 e aos 10 anos de idade foi enviado para Paris a fim de estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos. Lá aprendeu a recém-criada técnica de Braille e ao retornar ao Brasil ensinou e espalhou o novo sistema de educação para cegos pelo país.
O Sistema Braille é um código universal que permite às pessoas cegas beneficiar-se da escrita e da leitura, dando-lhes acesso ao conhecimento, favorecendo sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania.
Devido a sua importante contribuição para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual, José Álvares de Azevedo recebeu o título de “Patrono da Educação para Cegos no Brasil”.
Braille em Lins
A Associação da Mulher Unimed de Lins através do Departamento de Responsabilidade Social da Unimed de Lins oferece à comunidade serviços como a alfabetização/leitura e escrita em Braille, adaptação de material, curso de Braille para multiplicadores além de dispor de uma ampla e belíssima Biblioteca com livros em Braille para empréstimos. A sede da Associação fica na Rua Dom Bosco, 13, no Centro de Lins.