A Prefeitura de Lins, administração Edgar de Souza, realizou nesta quinta-feira (07), a inauguração da ampliação do barracão da Coopersol - Cooperativa de Recicladores de Resíduos Sólidos de Lins, que atualmente conta com 23 cooperados.
Inicialmente o barracão tinha pouco mais de 300 m² e agora conta com uma estrutura de mais de 900 m², que oferece muito mais segurança e infraestrutura para os trabalhadores. O investimento da obra é de R$ 292.154,53, em parceria com a FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
O evento reuniu diversas autoridades e representantes de entidades e instituições, entre eles estiveram presentes o Prefeito Edgar de Souza, os Secretários Rodolfo Alves, Valentina Lorenzo, Rita de Freitas, Luiz Henrique Ramos, Adriana Rodrigues e a presidente do Fundo Social Adelina Dinalli.
Além disso, os vereadores Guadalupe Boa Sorte, Geraldo Correa, Solange do Bom Viver e Moreira, também marcaram presença, juntamente com o Reitor da Unilins Milton Batista Mizato e o Pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária José Queiroz (Zezão).
Na oportunidade o Prefeito Edgar de Souza fez o uso da palavra e aproveitou para agradecer a parceria entre a Prefeitura, Coopersol, Unilins e também do Clube Atlético Linense. Além disso, destacou a importância da insistência dos cooperados em não desistir da cooperativa. “Se não fosse a fé e o potencial de vocês, tudo que a gente tentou fazer aqui, não iria dar resultado nenhum”, disse o Prefeito, destacando que de nada adiantaria a obra e as melhorias nas condições de trabalho, se não houvesse a dedicação e o empenho de todos.
Ainda de acordo com o chefe do executivo, há outros investimentos a serem feitos na Coopersol, como por exemplo, uma nova lona para esteira, que já está no Departamento de Compras da Prefeitura. Edgar também fez questão de lembrar o resgate que aconteceu na cooperativa no fim de 2015, afirmando ser a maior conquista dos cooperados. “Temos desafios imensos, mas podemos olhar para trás e dizer que avançamos!”. O Prefeito afirmou ainda que este é só o início das melhoras do local. “Quem acha que fizemos muito, eu digo que estamos só começando!”, finaliza.
Projetos e parcerias
Atualmente a Coopersol recebe orientação de uma equipe da Unilins, formada pelos professores Luiz Carlos Montanha, José Queiroz (Zezão) e Lourdes Passaura, e também pelas alunas dos cursos de serviço social e administração.
As orientações fazem parte de um processo de reestruturação da cooperativa, que teve início no final de 2015. O resgate da Coopersol tem o objetivo de melhorar a autogestão, o relacionamento entre os cooperados e o desenvolvimento de projetos que melhore a produção e a renda recebida.
Para o presidente da Coopersol Luis Carlos Rosa, é de extrema importância o apoio e parceria de todos, pois 23 famílias dependem da renda gerada naquele barracão para se manter. Ele agradeceu ainda em nome de todos, o apoio da Prefeitura Municipal, através dos esforços do Prefeito Edgar de Souza. “Graças a Deus agora a gente conseguiu, estamos estruturados”, afirma Luis, que também comemorou a notícia anunciada pelo Chefe do executivo na ocasião, onde Edgar afirmou que a Prefeitura irá contratar a Coopersol para coleta de lixo reciclável, onde a cooperativa assumirá a responsabilidade integral e toda estrutura logística da coleta, podendo assim arrecadar fundos para pagar a divida que tem com o INSS.
Além disso, a coleta diária de lixo reciclável foi destaque na fala do Prefeito, que afirma que o problema está acontecendo do portão pra dentro no município. Pois do portão para fora a Prefeitura vem realizando o seu trabalho de forma exemplar. A separação do lixo é um tema importantíssimo para população, pois a prática ainda não vem sendo aderida pela grande maioria das pessoas. “Hoje mesmo tivemos alguns relatos tristes, onde o pessoal da Coopersol contou ter encontrado em algumas sacolas de lixo,um gato em decomposição e também uma cobra viva”, diz Edgar, que afirma ainda que o lixo é uma riqueza e conta que os cooperados puderam aumentar sua renda que chegava perto de R$ 100,00 para uma média de um salário mínimo. Após a inauguração o Prefeito juntamente com os cooperados plantou quatro árvores Flamboyant de jardim, próximas ao barracão, com o intuito de deixar o local ainda mais bonito e receptivo para os trabalhadores.