Nessa quarta-feira (30), foi realizada a terceira edição da Sala de Situação de Dengue. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a presença da Secretária de Saúde Claudia Nunes, com a equipe de Vigilância Epidemiológica e representantes de associações e entidades de todo município.
O objetivo dessa realização foi mais uma vez unir forças no combate contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chinkungunya, além de informar o calendário de ações em andamento e as atividades que serão realizadas no município nos próximos períodos.
Estiveram à frente da reunião a Diretora da Divisão de Vigilância Sanitária Mariana Batelochi, juntamente com a enfermeira interlocutora da Dengue Rosângela Badine Pizzighini. Ambas destacaram a diminuição de notificações e casos, comparados ao mesmo período no ano passado.
Dessa vez a reunião abordou também as campanhas e mobilizações que estão sendo feitas na cidade, através de igrejas, empresas, escolas, hospitais, CREAS e entidades de modo geral, que se uniram desde o início dessa conscientização para lutar também por essa causa contra o aedes aegypti.
Dados
De acordo com a Diretoria de Divisão Epidemiológica todos os índices que indicavam epidemia no ano de 2015, foram consideravelmente diminuídos em 2016 e hoje o município de Lins se encontra em uma situação considerável.
O índice de breteau, que avalia a densidade larvária, diminuiu de 8.6, onde indica um alto índice de epidemia, para 2.3, que significa que a situação está controlada.
O índice predial que antes estava marcando 5.0 hoje marca 2.1. E o índice de recipientes com larvas passou de 7.7 para 2.3.
Segundo a Diretora Mariana Batelochi, até o momento foram 164 casos notificados, sendo que 116 são negativos, 13 aguardam resultado e 35 foram confirmados. No entanto, desses 35, 6 são importados de outras regiões. Apenas 29 casos foram contraídos em Lins.