Nessa sexta-feira (01), foi realizado na Prefeitura Municipal de Lins o lançamento do Projeto Envelhecimento Ativo e também a aula inaugural, com a equipe multidisciplinar do programa.
Estiveram presentes o Prefeito Edgar de Souza, o vereador Aparecido Correia representando a Câmara Municipal, Inês Trombini Silva que é Coordenadora do Projeto, Aparecida Fernandes Vice-presidente da ASDIL, Maria Zoraide Bragato Presidente do Conselho Municipal do Idoso e também de todos os idosos inscritos no projeto.
Segundo o Prefeito Edgar de Souza o projeto veio para somar com tudo que o município já oferece a terceira idade. “Todo trabalho que nós tivemos na idealização desse programa, valoriza ainda mais essa solenidade realizada aqui hoje”, diz o chefe do executivo extremamente orgulhoso.
Para a aposentada Marly Pereira Galli, que é integrante do projeto e associada à ASDIL, esse programa começou na hora certa, pois na opinião dela muitos idosos não tem informação nem discernimento necessário para procurar atividades e o programa oferecerá isso e muito mais. “Quero agradecer em nome da terceira idade, o Prefeito Edgar de Souza por tudo que ele vem realizando para os idosos do município e também por nos proporcionar momentos como este”, finaliza Marly.
Ainda de acordo com o chefe do executivo, esse projeto é fundamental para evitar doenças que aparecem normalmente nessa idade da vida, como por exemplo, o Alzheimer. “Se você for parando, a máquina vai enferrujando e as doenças vão avançando. Então ter essas atividades nesses grupos, é de extrema importância para a prevenção de doenças e também para inserção do idoso na sociedade”, conclui o prefeito.
Envelhecimento Ativo
O projeto tem como objetivo a prevenção de idosos contra riscos e vulnerabilidade, além de melhorar a qualidade de vida através de atividades lúdicas e inserção social. As ações contarão com profissionais como psicólogo, terapeuta ocupacional, artesãos, assistente social, educador físico e monitores de recreação que desenvolverão diversas atividades como atendimentos, passeios, bailes e atividades lúdicas, que acontecerão em 4 horas de atividades diárias.
A AES Tietê foi quem realizou o repasse ao Conselho Municipal do Idoso que inicialmente atenderá semanalmente mais de 70 pessoas que tenha idade a partir de 60 anos.