Prefeito Edgar de Souza é empossado presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê Batalha
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
Foi empossada na manha desta segunda-feira (30) a nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê Batalha. O Prefeito Edgar de Souza foi empossado presidente, tendo como vice Argemiro Leite do Sindicato Rural de Lins e o secretário executivo Lupércio Ziroldo Antônio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). O Comitê é o responsável por liberação de recursos para obras destinadas ao setor hídrico, como a canalização de rios, galerias, prevenção de enchentes e outras.
O Comitê Tietê Batalha foi instituído em setembro de 1996, em Lins, junto com outros 35 municípios que possuem corpos d’água que deságuam no Rio Tietê, faz parte dessa Bacia. Os Comitês de Bacia foram regulamentados pela Lei Estadual de Recursos Hídricos. São colegiados democráticos e deliberativos que participam da elaboração do Plano Regional de Recursos Hídricos, definindo obras e ações necessárias para a recuperação dos mesmos, e que decidem sobre a aplicação dos recursos financeiros disponibilizados através do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Além disso, o objetivo é fazer com que todos os municípios façam parte deste Comitê, com o comprometimento de preservar e conservar a qualidade dos recursos naturais hídricos existentes na região. Para as tomadas de decisões são consultadas as Câmaras Técnicas, de Planejamento e Avaliação, de Saneamento, de Desenvolvimento do Turismo e da Educação Ambiental.
Lins já recebeu recursos liberados pelo Comitê e possui projetos como prosseguimento da canalização do rio Campestre e galerias, aguardando para serem analisados e aprovados. São obras que exigem pesados investimentos que estão bem além das possibilidades do orçamento municipal.
A cerimônia foi realizada no pórtico da Prefeitura Municipal, com a presença dos prefeitos e dos componentes das Câmaras Técnicas. Também secretários municipais, autoridades e imprensa. Além da eleição do prefeito, Lins foi eleita para participar de duas Câmaras Técnicas, Planejamento e Saneamento e dois Grupos de Trabalho, Plano de Bacia e Cobrança.
Para o Prefeito Edgar de Souza “É um grande desafio assumir a presidência deste importante Comitê em um momento tão difícil, tanto no setor hídrico como financeiro que nosso país esta vivendo. Vou lutar para que os recursos hídricos da FEHIDRO realmente cheguem aos municípios que mais necessitam”. Disse.