Creas apresenta Núcleo de Atenção ao Morador de Rua
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Lins (Creas) apresentou na manhã de terça-feira (2) o Núcleo de Atenção ao Morador de Rua. O projeto desenvolverá ações socioeducativas com os moradores de rua com o objetivo de reduzir danos provocados por situações violadoras de direitos e apoio a construção de novos projetos de vida.
De acordo com a gerente da Proteção Social Especial, Geisa Mattosinho, as relações familiares também devem fazer parte do processo reflexivo. “Este espaço também deverá possibilitar a identificação de necessidades ligadas à saúde do morador de rua, tais como: doenças, dependência química, ações preventivas de saúde, encaminhamentos aos diferentes recursos da área da saúde e outros departamentos”, afirma.
O Núcleo também atuará na reinserção ao mercado de trabalho, bem como a qualificação profissional e a capacitação do indivíduo a partir das novas vivências e do interesse individual. O atendimento acontece na sede do Creas em Lins, à Rua Osvaldo Cruz, nº 673-A, no Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Para o presidente da Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social e secretário de Assistência Social de Marília, Hélio Benetti, a iniciativa permite atender o ser humano de acordo com a Constituição Brasileira. “Não poderia deixar de vir e parabenizar a equipe local, pois a ação mostra a preocupação da administração municipal em cuidar dos munícipes, assegurando acesso a seus direitos a todos os cidadãos”, declara Benetti parabenizando o prefeito Edgar de Souza e a secretaria de Assistência Social de Lins.
A apresentação contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Israel Alfonso, representando o prefeito Edgar de Souza, da secretária de Assistência Social, Luiza Nacamura, do secretário de Meio Ambiente, Hemerson Calgaro, do chefe de gabinete, Nilton Cesar Nunes, do coordenador da Defesa Civil, Wagner Saoncella, do gerente de Posturas, Geraldo Real, da vereadora Solange Bom Viver representando a Câmara Municipal de Lins, do vereador Aparecido Correa, da coordenadora do Creas, Eliana Munhoz Rolin, e do coordenador do curso de Assistência Social da Unilins, Carlos Montanha.