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AGO
07
07 AGO 2014
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Prefeitura de Lins e IPDH lançam canal de ouvidoria para saúde
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Prefeitura de Lins e IPDH lançam canal de ouvidoria para saúde

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

O prefeito Edgar de Souza participou na manhã desta quarta-feira, dia 6,do lançamento do novo canal de ouvidoria do Instituto Paulista de Desenvolvimento Humano – IPDHna dependências da Secretaria Municipal de Saúde. A coletiva de imprensa contou também com a presença do vice-prefeito, Rogério Barros, do secretário de Saúde, Dr. José Affonso Penha Júnior, do diretor presidente do IPDH, Dr. Antonio Carlos Pinotti, o gestor de Recursos Humanos, Wagner Galenti, e da coordenadora técnica, Edilaine Teixeira Echeto.

O IPDH, organização social parceira da Prefeitura Municipal de Lins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que atua no gerenciamento das unidades de atenção básica na área da saúde pública, implantará, a partir do dia 11 de agosto, o Serviço de Atendimento ao Usuário do SUS – SAUS. O projeto tem como propósito analisar, através da coleta de dados, a qualidade do atendimento nas unidades da rede municipal de saúde e classificar a satisfação dos usuários.

Além de fanpage online, o IPDH conta também com o serviço de telemarketing, esses canais de comunicação permitem que os usuários entrem em contato com sugestões, reclamações e obtenham informações relacionadas à saúde. Inicialmente, as unidades UBS Ribeiro e PSF Tangará receberão uma unidade sistemática piloto de atendimento presencial, atuando na comunicação e abordagem ao usuário, esse projeto pretende se estender as outras unidades.

Para o prefeito Edgar de Souza, outros governos trouxeram a pauta da saúde para dentro do gabinete como a gestão atual. “Atuamos na saúde como uma pauta principal do governo, nos guiamos pela melhora no atendimento à saúde. Nas pesquisas federais, a saúde é um dos principais itens de preocupação da população e podemos afirmar que o nível de satisfação do cidadão linense melhorou muito”, afirma o prefeito. “A criação dessa ferramenta para ouvir a comunidade é corajosa. Queremos ouvir elogios, mas, principalmente, os problemas, que são identificados somente pelo usuário e, dessa forma, nos permitem melhorar. Vamos sempre insistir: é possível construir um serviço público de qualidade”, finalizou.

De acordo com o vice-prefeito, Rogério Barros, os canais de comunicação nos permitirão saber se estamos no caminho certo. “Estamos preparados para receber criticas e auxiliar nas dúvidas da população através do serviço receptivo que lançamos hoje. Futuramente, a ação proativa, buscando informações com o usuário, nos permitirá melhorar ainda mais”, ressalva Rogério. 

Conforme cobrado pelo prefeito Edgar de Souza, a pesquisa resultante da ouvidoria nos permite apresentar indicadores de pesquisa sobre o atendimento a população. O secretário de Saúde, Dr. José Affonso Penha Júnior, afirma que o lançamento do canal gratuito de ouvidoria é um momento histórico e corajoso da prefeitura. “Investimos muito na saúde e agora desenvolveremos indicadores de satisfação das pessoas que utilizam este serviço. Assim, saberemos se o médico ou o funcionário estão realizando o atendimento de forma humanizada, se a limpeza do local está correta e diversos outros aspectos”, afirma Penha.

Em sua fala, o diretor presidente do IPDH, Dr. Antonio Carlos Pinotti, ressaltou que o serviço permitirá verificar a satisfação do paciente e a eficácia do procedimento e atendimento. “Mensalmente, as informações e os indicadores de satisfação recolhidos pelo IPDH serão apresentados à Secretaria Municipal de Saúde. Cada reclamação, sugestão ou elogio será registrado no Formulário de Registros Recebidos e cada caso exposto receberá a atenção necessária”, explica Pinotti. O diretor acredita que, “abrir esse canal de comunicação é um ato corajoso da prefeitura que permitirá recolher informações, mapear a atuação do serviço e solucionar problemas. A saúde tem melhorado muito na cidade, mas estamos sempre atuando para melhorar o serviço”.

Ouviria Saúde- 08007715198

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