Membros do CAPS-AD realizam atividades de horticultura no Horto Florestal
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
Desde o início do mês de julho, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD vêm desenvolvendo atividades de horticultura no Horto Florestal de Lins, o projeto foi idealizado através da parceria entre a gerente do CAPS-AD, Mariana Trevisi, e o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Engenheiro Hemerson Fernandes Calgaro.
Os participantes do CAPS-AD aprendem todo o processo da horticultura como o rastelo e preparação da terra, seleção de sementes e plantação final. As atividades são realizadas diariamente de acordo com a rotina local, levando em consideração suas regras internas, de segunda a sexta-feira das 9h às 11h, acompanhados e supervisionados pelo paisagista Marco Antonio Campero Ferreira e o terapeuta ocupacional Antonio Marcos Pasqualoto.
De acordo com Antonio Marcos, ao lidar com a terra o participante estimula a criatividade e concentração. “A atividade também auxilia diminuindo a ansiedade e faz com que o participante tenha mais confiança e responsabilidade pelos seus atos”, afirma Antonio. Por essas considerações, foi elaborado um projeto terapêutico o qual tem como objetivo estimular as atividades extensivas do CAPS-AD buscando assim mais opções no tratamento dos membros, no processo de inclusão social e melhor qualidade de vida.