Programa Cooperjovem realiza visita as escolas
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
O 3º Encontro do Programa Cooperjovem em Lins, foi realizado no auditório da Sede da Unimed, no dia 05 de junho das 18h as 22h. Na ocasião, foi abordado o tema “Cooperativismo”, momento em que a Unimed Lins Cooperativa de Trabalho Médico, representada pela Gestora do Departamento de Responsabilidade Socioambiental, Ana Lúcia de Souza Andrade, falou sobre o surgimento da Unimed Lins; a forma de gestão de uma cooperativa; discorreu sobre o tema “Responsabilidade Social”; bem como apresentou os Programas e Ações Socioambientais da Cooperativa aos participantes do Programa.
No dia seguinte, dando continuidade às atividades, foram realizadas as visitas às escolas participantes: EMEIEF João Santos Meira; EMEF Profª Gessy Martins Beozzo; EMEF João Alves da Costa; EMEF Dom Walter Bini; e Centro de Educação Popular Paulo Freire. O grupo composto por Patrícia Lira, Professora do Cooperjovem pelo SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo; Ana Lúcia de Souza Andrade, Gestora do Programa pela Unimed Lins; e Daniela da Silva Atanásio, Pedagoga responsável pela Cooperativa, acompanhadas da Supervisora Municipal de Ensino, Rosangela, teve a finalidade primeiramente de conhecer o ambiente escolar de cada participante do Programa Cooperjovem e apresentá-lo às respectivas equipes gestoras. Durante os encontros, Patrícia esclareceu possíveis dúvidas sobre a aplicação do mesmo, o qual propõe aos participantes o desenvolvimento de um projeto sob a perspectiva cooperativista, de modo que os princípios e valores cooperativistas permeiem a construção de todo o trabalho.
Segundo o Dicionário Michaelis, cooperar significa: 1 - Agir ou trabalhar junto com outro ou outros para um fim comum; colaborar; 2 – Agir conjuntamente para produzir um efeito; contribuir. Deste modo, percebe-se que a cultura cooperativista tem grandes benefícios a oferecer às escolas quanto a realização de projetos e até mesmo contribuir de forma eficaz ao ensino, uma vez que a cultura da cooperação preza pelo trabalho em conjunto.
Para tanto, o Programa Cooperjovem possui uma carga horária de 68h, com previsão para finalização em 2015. Serão duas etapas que culminarão com a aplicação do projeto junto as escolas, envolvendo alunos, pais, professores, equipe gestora e comunidade em torno.
Texto: Departamento de Responsabilidade Socioambiental