Procon de Lins informa: Recall de veículo Hyundai por problema no airbag
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
O Procon de Lins informa que a Hyundai Motor Company e a Caoa Montadora de Veículos Ltda., convocaram no sábado, 31/5, os proprietários dos veículos Hyundai ix35, modelos 2011 a 2013 (importados), data de fabricação de 3/1/11 até 23/5/13, com números de chassis de KMHJU81BBBU237024 a KMHJU81DBEU746788, a comparecerem a uma concessionária autorizada Hyundai (importados) para verificação do torque dos parafusos de fixação da bolsa de airbag do condutor, montados no volante do veículo. Os modelos ix35 montados no Brasil (chassis iniciados com 95P) não apresentam este defeito.
A empresa informa que em consequência de um eventual baixo torque (aperto) aplicado aos parafusos que fixam a bolsa de airbag durante a montagem do veículo, existe a possibilidade que ao longo do tempo esses parafusos possam se soltar. Isso pode acarretar um ruído de vibração dentro do volante, indicando que a bolsa pode estar sem a fixação adequada. Nessa situação, caso ocorra algum acidente em que a bolsa venha a se inflar, é possível que sua expansão não ocorra na forma projetada, podendo reduzir a proteção conjunta com o cinto de segurança ao motorista, pelo menor amortecimento do corpo contra as partes fixas do veículo, agravando assim os ferimentos decorrentes. Segundo a Hyndai, a bolsa não deixará de inflar devido a este defeito.
A empresa orienta que o proprietário fique atento a algum ruído interno no volante de direção na região da capa da buzina, o que indica que a bolsa poderá estar solta. Caso isto ocorra o veículo deverá ser removido imediatamente a uma revenda autorizada para o devido reparo. Mais informações e agendamento podem ser efetuados pelo o telefone 0800 7703355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h) e site www.hyundai-motor.com.br/recalls.php
O Procon de Lins, vinculado a Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Participações e Parcerias, orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar o Procon de Lins, na Rua Olavo Bilac, 640, Centro, pessoalmente ou pelo telefone 14 3533-7000.
FONTE: SERIP