Município e Rotary Trabalham Juntos Para Fortalecer o Projeto "Cidades Irmãs"
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
Um novo tipo de intercâmbio terá início em julho, com a chegada a Lins de três cantoras líricas peruanas, residentes em Arequipa, para um período de três semanas de curso de canto que será ministrado pelo Regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins, João Fernando Paluan.
O Secretário de Relações Institucionais, Israel Alfonso, explica que " em nossa última viagem à Arequipa, acompanhando o Prefeito Edgar, tivemos um encontro com a rotariana Nathaly Castelo, que é a nossa parceira nos intercâmbios que fazemos, todos os anos, de jovens entre as nossas duas cidades, quando ela pediu ao prefeito uma oportunidade de enviar as cantoras Fanny Collado, Sheryl Bejarano e Alexandra Chaves, para terem aulas de aperfeiçoamento de canto lírico. De imediato o prefeito autorizou a SERIP a tomar as providências e a estudar a oportunidade que será aberta a três jovens linenses que deverão viajar para Arequipa. Em reuniões com o Rotary Club de Lins e o Rotaract Club de Lins, acertamos que membros do Rotaract irão hospedar as cantoras, o Rotary oficializará o procedimento junto ao Rotary Club de Arequipa - Nueva Era e a Prefeitura de Lins oferecerá as aulas de canto, através da Diretoria de Cultura".
No dia 26 de junho, chegou à Lins o jovem Engenheiro Fernando Molina, de Portoviejo, Equador, para uma permanência de um mês em Lins, abrindo a oportunidade para o intercâmbio de um linense com aquele país. Em nossa cidade, além de conhecer uma instituição de excelência na área da Engenharia, a UNILINS, conhecerá os projetos ambientais desenvolvidos pela Prefeitura, entre eles a reciclagem de resíduos, educação ambiental e os projetos de reflorestamento. Conhecerá, também, as atividades da SABESP, no tratamento dos esgotos e a captação e distribuição da água.
Para o Prefeito Edgar, "trata-se de um projeto que abre oportunidades às pessoas para viverem experiência internacional e aperfeiçoamento profissional. Criar essas oportunidades para profissionais, na maioria jovens, é dar-lhes, muitas vezes, experiências únicas, pois conviverão com diferenças e irão aprender a valorizar a riquíssima cultura que os paises da América do Sul possuem e a gente ignora. Somos vizinhos, temos muito que aprender uns com os outros e queremos que Lins esteja entre as comunidades que mais fomentem esse relacionamento".
Foto: Jovem Engenheiro equatoriano, Fernando Molina, do Rotaract Club Reales Tamarindos, inaugura a troca de intercâmbios entre Lins e o Equador