Prefeito Edgar recebe membros da Alpe e Lions Club para falarem da Equoterapia
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
Na manha de segunda-feira (26) o Prefeito Edgar de Souza, acompanhado da Coordenadora de Saúde, Angélica Piovesan, e do vereador Roy Nelson recebeu em seu gabinete, Manoel Augusto Morais, Wolney Brana, Lourdes Maria Prudêncio de Moraes representantes do Lions Clube, Marilia D. Andrade e Carlos Martinez, membros da Associação Linense de apoio às Pessoas Especiais – ALPE, que conversaram sobre a reativação do projeto de Equoterapia em Lins.
O objetivo da reunião é buscar alternativas junto à administração “Construindo um Novo Tempo” no sentido de viabilizar verbas para custear a Equoterapia, que já tem um espaço no Recinto de Exposições.
O Prefeito falou que sempre se manteve a disposição para ajudar no que estivesse ao seu alcance, “Agora estamos novamente tentando levantar custos, alternativas para o quanto antes voltar a atender as crianças que necessitam desta atividade” disse.
Cerca de 25 crianças já recebem atendimentos, mas por questões burocráticas deve ser feito um levantamento minucioso sobre os profissionais que podem dar atendimento adequado as crianças. A atividade não é somente andar a cavalo, o acompanhamento deve ser realizado por uma equipe de multiprofissionais como: Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e Psicólogo.
O Prefeito Edgar de Souza fará junto a sua administração um levantamento e uma nova reunião deverá ser marcada.
Equoterapia
A atividade é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento de trabalho, visando alcançar determinados objetivos na recuperação e reeducação motora e mental de pessoas com necessidades especiais. A técnica exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e articulações, proporcionando aos praticantes benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais, como o desenvolvimento da autoconfiança, auto-estima, fala, linguagem, orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, análise e síntese, raciocínio, e vários outros aspectos.
Em Lins a Equoterapia foi iniciada no Recinto de Exposições voluntariamente pelo Lions Club em junho de 2010, conta com o voluntário apoio da ALPE desde 2011.