Exposição “Famílias Afro Linenses, descendência que faz a diferença”.
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
No último sábado, 10/05, foi inaugurada a exposição que celebra as famílias Afro Linenses no Museu Histórico e Arqueológico de Lins. O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Lins com o apoio da Prefeitura Municipal de Lins – Construindo um novo tempo, trouxe para nossa cidade uma exposição que celebra suas famílias afrodescendentes. Com palestras e apresentações especiais. O presidente do conselho, Luiz Henrique comentou sobre sua realização “É uma satisfação, acima de tudo um sentimento de vitória, é claro contando com o apoio de cada colaborador, cada apoiador e cada membro do conselho e ver depois de tudo pronto, tudo organizado, tudo se resume em vitória. E mostrar para a sociedade de alguma forma, que não nos esquecemos das nossas raízes, do sofrimento dos nossos antepassados, mas, que daquele sofrimento o que a gente pode tirar é uma lição de esperança, de perseverança e de gratidão por toda aquela força de luta que eles nos deixaram”, finalizou.
A vice-presidente do conselho, Lucinéia Francisco comentou sobre a importância dessa exposição: “É levar ao conhecimento das pessoas, algo que as próprias famílias, entendem como simples, que ao ponto de vista delas não tinha grande importância. Por que as pessoas registram um fato, mas, fala isso não é importante, daqui algum tempo ninguém vai lembrar. Então a gente revirando as gavetas, encontrou muita história, como por exemplo, atletas do linense de 1977, a nossa proposta é essa, agregar valores. Eu gostaria que as pessoas, independente do tom de pele, que acreditam no ser humano de verdade, nas causas sociais, que a desigualdade tem que acabar que elas venham e juntem-se a nós nesse abraço caloroso, a semana”.
O prefeito, Edgar de Souza esteve presente falou: “Nada vence mais o preconceito, do que você aproximar as pessoas, do que você trazer gente para estar junto conversando. Quantas pessoas no dia-a-dia passou a ter um olhar diferente a partir do momento que a gente passou a conviver com a pessoa, poxa vida eu pensava tal coisa e não é bem assim, isso pra melhor ou pra pior, mas geralmente pra melhor. Essa exposição tem essa característica primeiro de aglutinar pessoas, várias famílias, mostrar que a cidade não é feita por um ou por dois, e sim por todos nós e segundo, pra que essas pessoas possam olhar e derrubar os seus muros, e culturas de preconceito. Então, parabéns a todos, que organizaram o Museu e ao conselho por esse encontro em nossa cidade.”.
A mostra conta com várias fotos das famílias que influenciaram nossa cidade de alguma forma além de várias artes que contemplam a comunidade afrodescendente linense.