PROCON informa: Recall de motocicletas HONDA,
por problema em parafusos de fixação
Procon de Lins orienta sobre os direitos do consumidor
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
A Moto Honda da Amazônia Ltda. convocou, na quarta-feira, 26 de março, os proprietários de motocicletas modelos CB 500F e CBR 500R, abaixo discriminadas, a entrarem em contato com uma concessionária da empresa, a partir de 31 de março, para substituição dos parafusos de fixação dos eixos de balancins, localizados na região externa do motor.
Identificação das motos envolvidas
CB 500F
ano/modelo2014
chassis:inicial 9C2PC48*0ER*0 e finalde 0039 até 1152
Data de produção:inicial 03/10/2013 e final 21/01/2014
* variação numérica do chassi (poderão ser os números 0, 1, 2 e 5)
CBR 500R
ano/modelo2014
chassis:inicial 9C2PC4710ER00 e finalde 0081 até 0200
Data de produção:inicial 08/01/2014 e final 09/01/2014
No comunicado a empresa informa ter constatado que o parafuso pode não ter recebido acabamento superficial apropriado, possibilitando seu desprendimento. Em consequência deste defeito, pode haver vazamento de óleo no motor e, caso ocorra o desprendimento total dos parafusos, deslocamento do eixo do balancim, provocando o desligamento súbito e irreversível do motor. O defeito poderá afetar a dirigibilidade da motocicleta, expondo os usuários ao risco de colisão e/ou queda, gerando danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e/ou terceiros.
Para mais informações e agendamento a empresa disponibiliza o telefone 0800 701 3432, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e o site www.honda.com.br/recall/motos
Atenção! O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar o órgão de defesa do consumidor de Lins.
O Procon de Lins, vinculado à Secretaria Municipal de Relações Institucionais, orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de Lins, por meio do telefone 14 3533-7000, ramal 7047 ou pessoalmente na Rua Olavo Bilac, 640, Centro, Lins, no Paço Municipal, de segunda a sexta feira, das 9 às 18 horas.
Fonte: SERIP