CULTIVAR DE MACIEIRA DESENVOLVIDA PARA CLIMA QUENTE
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
Técnicos da Casa da Agricultura, da Prefeitura de Lins, do curso de Engenharia Agronômica do Unisalesiano e produtores rurais, estiveram na manhã do dia 5, em visita técnica no município de Birigui.
Há um ano e meio, a prefeitura daquela cidade iniciou a produção de uma variedade de maçã adaptada ao clima da região. Montou-se na época um campo experimental, coordenado por Eng. Agrônomo e com participação de agricultores, que atualmente, colhe frutos e conhecimento quanto às práticas culturais.
“A produção de maçã em nossa região representa independência dos locais de produção, como o sul do país e até mesmo de outros países como a Argentina. As variedades Eva e Julieta estão aptas a desenvolverem e produzirem nas condições climáticas que encontramos em nossa região e atenderem a programas como o da Merenda Escolar e o PAA”, informou Hemerson Calgaro, Secretário de Agricultura de Lins e prof. do Unisalesiano.
A condução requer cuidados como direcionamento dos ramos, podas de formação e produção, irrigação, desbastes de frutos, entre outros, tudo para otimizar o potencial produtivo da cultura. Para tanto, as entidades supracitadas estão recebendo encomendas de mudas para serem plantadas em Lins e região, como forma a fomentar a fruticultura e a diversificação agrícola da propriedade rural. Os interessados podem dirigir-se na Casa da Agricultura (Eng. Agr. Harumi) ou no Horto Florestal de Lins (Eng. Agr. Hemerson).
Foto:da direita para a esquerda, Solange Ap. Nobre (Presidente da APOL); Hemerson Calgaro (Secretário de Agricultura de Lins); Sr. Oliveira (produtor); Fábio Martins (Eng. Agr. de Birigui) e Harumi (CATI de Lins).
Fonte: SAMAS