Inaugurada a Horta Comunitária da USF do Tangará
CODEC- Coordenadoria de Comunicação
Na manhã desta quinta-feira (19/12) foi realizada, na Unidade de Saúde de Família – USF “Agenor Miranda de Campos” do Jardim Tangará, a inauguração da Horta Comunitária, integrada ao Projeto “Mudança de Hábitos para uma Vida Saudável” do Programa Previna Lins, criado este ano pela Prefeitura Municipal, envolvendo Secretárias de Saúde, Esporte e Meio Ambiente.
O “Mudança de Hábitos para uma Vida Saudável” é composto por orientações, controle médico e atividades físicas, foi criado pelas alunas do Interanutri e lançado na USF em meados de outubro. O Projeto já rende bons resultados para moradores da região e usuários da Unidade, principalmente os diabéticos e hipertensos, o principal público alvo.
Os grandes parceiros da ação são a Rede SANS, Sabesp, Supermercado Santa Maria, Usina Lins, Betão Verduras, Saúde São Lucas e Paróquia São Judas Tadeu. Presentes na inauguração o Secretário de Saúde, Dr. José Affonso Penha Junior, Secretário de Meio Ambiente, Hemerson Calgaro, Secretário de Esportes, Luiz Henrique Ramos da Silva, Superintendente da Sabesp Lins, Antonio Rodrigues da Grela Filho, Coordenadora Municipal do Núcleo de Educação em Saúde, Cássia Fernandes, Médica responsável pela USF, Dra. Glenda Barbudo, Gerente da USF, enfermeiro Eduardo Bortoli, funcionárias da USF e da Prefeitura, representantes de instituições parceiras e comunidade local.
Dr. Penha ressaltou a importância do Projeto, “nosso objetivo, tanto com o Previna Lins, como com este projeto específico para os usuários da USF é promover a importante adoção de hábitos saudáveis e o frequente cuidado com a saúde para que nossa população tenha cada vez mais qualidade de vida” disse e agradeceu os idealizadores e parceiros do Projeto. O Secretário de Meio Ambiente e o Superintendente da Sabesp valorizaram a iniciativa da Horta Comunitária pelo importante fator de envolvimento da comunidade.
A Horta Comunitária tem como principal objetivo estimular a alimentação saudável. As verduras e hortaliças serão produzidas e consumidas pela própria comunidade. Após a cerimônia de inauguração houve o descerramento da placa e distribuição de kits da Sabesp.