11 DEZ 2020
Prefeitura de Lins recebe representantes da caixa econômica Federal

Na última quarta-feira (9) o prefeito Akio Matsuura, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Sustentado e Relações Institucionais, Valter Dal Bello, recebeu no gabinete da Prefeitura de Lins representantes da Caixa Econômica Federal.

Na ocasião estiveram presentes, José Orlando Garla - Superintendente Executivo de Governo (Superintendência de Bauru), Pedro Henrique dos Santos - Gerente Geral de Rede Agência Lins, Anderson de Castro Gomes - Gerente de Carteira de Pessoa Jurídica (Superintendência de Bauru), Guilherme Camargo Ferraz Costa -Supervisor de Filial Governo (Superintendência de Bauru).

A reunião teve como objetivo a apresentação do relatório dos convênios firmados com a Prefeitura de Lins e importantes parcerias que as instituições possuem entre si.

Os acessos aos convênios possibilitam que muitos investimentos sejam aplicados no Município por exemplo em infraestrutura, obras que foram e são realizadas. Um aspecto importante da parceria é a visibilidade em atrair negócios que o Município apresenta pós investimentos realizados.

Os recursos financeiros disponíveis pela Caixa Econômica Federal neste módulo de convênio, possuem diversas regulamentações que qualifica a cidade a ser contemplada nos projetos, que são investimentos que o Município faz à população.

Em 2020 a Caixa Econômica Federal fez uma avaliação dos municípios, com base no balanço contábil publicado, para saber o rating do município, no caso de Lins, o rating foi definido como B+, o que demonstra boa capacidade de pagamento dos financiamentos.

O rating é um termo em inglês utilizado para dar uma nota ou atribuir uma classificação do devedor ao credor ou investidor sobre a solidez ou saúde financeira da instituição. Em outras palavras, o rating demonstra o risco desta instituição não conseguir honrar com seus compromissos financeiros ao longo do tempo.

Da região atendida pela Gerência de Governo da Caixa Econômica Federal – Bauru, formada por 95 municípios, Lins teve o rating definido com B+, classificado.

E pela primeira vez, na gestão do ex-prefeito e agora subsecretário regional Edgar de Souza, depois de décadas Lins está no seleto grupo de prefeituras que podem contrair financiamentos. Apenas 20% das prefeituras do Brasil se enquadram nestas regras, e o Município está entre elas.

Pela classificação a prefeitura de Lins conseguiu financiamentos que totalizaram R$ 3.657.000,00 e permitiram investimentos importantes: a renovação da frota de veículos da Prefeitura, a construção de uma lagoa de contenção de enchentes e a reforma e adequações dos prédios do Centro Administrativo e Paço Municipal.

O prefeito Akio Matsuura " Acredita na continuidade desta parceria, que a cidade tem um potencial de crescimento em todas as áreas, é por isso que o Executivo e o Legislativo precisam ter um grande objetivo: transformar a cidade para melhorar a vida do linense, e isso é maior do que disputas políticas e estágios governamentais", declarou.

Os integrantes da caixa Econômica Federal ressaltaram a importância social da instituição no Município, pois de março a novembro, período em decreto de pandemia, os recursos financeiros que circularam devido ao auxílio emergencial em Lins, superaram 100 milhões de reais. Finalizaram colocando a Caixa Econômica Federal a disposição do Município em qualquer situação administrativa que estiver.

O rating de Lins tem validade até dia 05/08/2021.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024