30 SET 2013

Lançado o projeto Gestante Saudável
Programa Previna Lins da UBS do Rebouças

CODEC- Coordenadoria de Comunicaçao

A administração “Construindo um novo tempo” da Prefeitura de Lins trabalha constantemente no combate às doenças, principalmente através da promoção da saúde e do bem estar com o incentivo à adoção de práticas saudáveis e preventivas para toda população. Desta forma foi lançado, no início deste ano o Programa Previna Lins, coordenado pelas Secretarias de Saúde e Esportes e envolvendo todas as demais pastas municipais.
A Prefeitura realiza também em parceria com a Rede de Segurança Alimentar e Nutricional (Rede SANS) o curso Interanutri. A ementa do programa, voltado para as agentes de saúde da Prefeitura, possui um requisito de que os grupos precisam criar algum tipo de projeto social.
Um dos projetos foi criado especificamente para a UBS Dr. Nilton Nicolau Naufal, localizada no Rebouças, direcionado prioritariamente para as gestantes que vivem nas proximidades da UBS, é o projeto Gestante Saudável do Programa Previna Lins.
As alunas do Interanutri, sob supervisão da orientadora Cássia Fernandes, entenderam muito bem a proposta e desenvolveram com criatividade um relevante projeto de ajuda a prevenção de um problema que aflige famílias dos bairros próximos à UBS: Muitas das gestantes tem pré-disposição ou já possuem uma gravidez de alto risco, de acordo com obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Nestes casos é necessário um acompanhamento ainda mais atencioso e freqüente, além da adoção de hábitos saudáveis para prevenir e controlas doenças na gestação. A expectativa é atender entre 30 e 40 gestantes, além de demais pessoas que também podem participar.
Este projeto foi lançado na manhã desta quinta-feira (26/09), no Horto Florestal Municipal com presença do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Hemerson Calgaro, Coordenador Municipal de Saúde, Ernesto Ruan Rembado, Enfermeira da UBS do Rebouças, Nilva de Oliveira, Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Cássia Fernandes, alunas do Interanutri e as gestantes convidadas, que foram cadastradas no programa e já iniciaram as primeiras atividades.
As ações de acompanhamento da gestação, que consistem o projeto criado pelas alunas, são caminhadas e exercícios semanais na academia ao livre do Horto (sob orientação de profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer), além de encontros, incentivo à alimentação saudável, consultas médicas, de enfermagem e exames periódicos de pressão arterial, glicemia e peso corporal das gestantes.

30/09/2013
UBS Reboucas