16 SET 2013
Defesa Civil participa de oficina preparatória para a Operação Verão 2014

Defesa Civil participa de oficina preparatória para a Operação Verão 2014

CODEC- Coordenadoria de Comunicaçao

A Prefeitura Municipal de Lins, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil na pessoa do Coordenador Municipal de Defesa Civil, Tenente Wagner Saoncella e mais 09 voluntários da equipe, juntamente com a Defesa Civil de Guaiçara e de Sabino, participaram nos dias 11 e 12 de setembro de 2013 da Oficina Preparatória para a Operação Verão na cidade de Tupã-SP.
O objetivo da oficina é preparar os municípios através das Comdec’s (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil) a minimizar danos materiais e preservar vidas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realiza o curso aos agentes municipais (Defesa Civil, Guarda Municipal, entre outros que atendem a emergência), nos meses que antecedem a temporada de chuvas, visando o treinamento e avaliação dos Planos Preventivos de Defesa Civil.
A Operação Verão compreende o período de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte. Durante o curso a equipe teve aula prática de leitura de pluviômetro, preenchimento e mapeamento de local de risco e palestra sobre meteorologia.
Como funciona a Operação Verão?
As equipes municipais de Defesa Civil são preparadas para o desencadeamento de ações preventivas com o acompanhamento da previsão meteorológica, a medição dos índices pluviométricos e as vistorias técnicas de campo em áreas de risco, visando à remoção preventiva dos moradores das áreas em situação de risco iminente.
O objetivo é aperfeiçoar os recursos existentes e antecipar situações de risco, articulando a participação das Secretarias Estaduais e Municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), equipes de Defesa Civil do município e a própria comunidade.
São também reforçadas ações preventivas, de preparação, de resposta e recuperativas, visando prevenir ou minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas, haja vista que as consequências mais comuns do período de verão são: inundações, alagamentos, escorregamentos de terra (deslizamentos), vítimas de raios, vítimas de vendavais e granizo, e prejuízos aos serviços essenciais (energia elétrica, água, saneamento e saúde).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024