06 SET 2013
Prefeitura promove Oficina sobre humanização com apoiador do Ministério da Saúde

CODEC- Coordenadoria de Comunicaçao

A Prefeitura de Lins promoveu nesta quarta-feira (04/09), uma Oficina sobre Humanização e Acolhimento nos serviços de saúde. O convidado a guiar as discussões sobre o tema foi Pedro Ivo Freitas, apoiador do Ministério da Saúde e um dos responsáveis pelo programa HumanizaSUS.
Antes da Oficina, que ocorreu no auditório da Unimep, Pedro Ivo Freitas reuniu-se no Centro Administrativo da Prefeitura com o Prefeito Edgar de Souza, Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Affonso Penha Junior, Coordenador Municipal de Saúde, Ernesto Rembado e a convidada Ângela Maria, articuladora da DRS de Bauru.
O consultor do Ministério da Saúde destacou junto ao Prefeito a importância da iniciativa da Prefeitura em promover tal evento e do interesse de participação dos funcionários, que tem como objetivo fortalecer a política de humanização no atendimento e nas práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública. A concorrida Oficina foi realizada gratuitamente por Pedro Ivo Freitas e também não teve custos para os participantes.
O evento, realizado em 2 períodos para atender os diferentes turnos de trabalho, foi voltado para todos os funcionários da Secretaria de Saúde e também de outras pastas que lidam com o atendimento ao público, mas as inscrições foram priorizadas para funcionários da rede de atenção da saúde, das UBS, USF, CAPS, Saúde Mental, agentes de Lins e Sabino e estagiários de enfermagem e psicologia.
Durante a Oficina Pedro Ivo Freitas ressaltou a articulação do trabalho em rede, “desde a atenção primária até encaminhamento do paciente é preciso estabelecer um padrão de qualidade e ter comprometimento durante todo o processo, a humanização ocorre de fato através da relação e do diálogo e quando transversalmente envolvemos todas as partes, sociais, usuários e profissionais”.
O evento reuniu mais de 200 pessoas e contou com o importante apoio da Unimep e da Sabesp.