03 SET 2013
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial

Encontro Nacional de Monitorame​nto e Vigilância Socioassis​tencial

CODEC- Coordenadoria de Comunicaçao

Aconteceu em Brasília, nos dias, 28 a 30 agosto, o Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial desenvolvendo o tema "Os desafios para a Vigilância Socioassistencial na Implantação da NOB SUAS"
A atual Administração Municipal compromissada em modernizar e humanizar os serviços atendendo as necessidades de nossa população esteve representada, neste importante encontro, pela Secretaria Municipal de Assistência Social Sra. Luiza Nacamura, que na ocasião esteve com a Secretaria Nacional de Assistência Social Denise Colin, o Secretario de Avaliação e Gestão da Informação Paulo Januzzi, o Presidente do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social Valdiosmar Vieira Santos, a ex Ministra Márcia Lopes, membros do Colegiado de Gestores Municipais do Estado de São Paulo, personalidades, estudiosos e trabalhadores que são responsáveis pela efetivação da Assistência Social como Política Pública.
A Vigilância Socioassistencial tem como responsabilidade a produção, sistematização e análise de informações territorializadas sobre as situações de risco e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos, assim como, de informações relativas ao tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial.
No decorrer dos trabalho os trabalhadores e consultores do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome apresentaram o retrato do Sistema Único das Assistência Social nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios) apresentando os indicadores avaliativos, dados que contribuem para subsidiar pareceres técnicos para definição de repasses financeiros, possibilitando que as instâncias de controle deliberem sobre o financiamento para a Gestão da Assistência Social.
A implantação de setor especifico possibilita o diagnóstico social para planejamento de programas, projetos e serviços tipificados possibilitando a gestão, supervisão e execução dos serviços socioassistencial. O Encontro possibilitou o intercâmbio de experiências na implantação da Vigilância Socioassistencial entre municípios e estados.

Fonte: SEMAS