20 FEV 2017
Prefeitura de Lins realiza mutirão de castração de cão e gato

Prefeitura de Lins realiza mutirão de castração de cão e gato

A Prefeitura Municipal de Lins, através da Secretaria da Saúde vem realizando desde 2014 após a inauguração do núcleo veterinário municipal, castrações de cão e gato através do convênio com a ONG Refúgio Pet. A castração contribui com a redução da reprodução descontrolada de cães e gatos, e conseqüentemente com a população de animais nas ruas. A Diretora da Vigilância Epidemiológica Mariana Batelochi explica ainda que a cirurgia previne doenças como câncer de mama nas fêmeas e nos machos evita hiperplasia prostática (aumento da próstata) e hérnia perineal.

“A triagem desses animais é feita pelas voluntárias da ONG Refúgio Pet representada por Sônia Lopes e por protetoras independentes do consiste ainda na conscientização e auxilio a população de baixa renda. “Ressaltamos que todos os animais adotados da ONG Refúgio terão a castração garantida”, afirma.

Ações

A Prefeitura vem realizando campanhas de castração e nesse ano já foram castrados 220 animais, sendo a média de 10 procedimentos por dia, com dois veterinários experientes participando do projeto. A meta da secretaria é que até o fim de abril aproximadamente 600 animais já estejam castrados. Sendo que em 2016, 985 animais fizeram a cirurgia através do convênio da Prefeitura de Lins com a ONG.

Fonte: Codec - Coordenadoria de Comunicação