23 JAN 2017
Nota- Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica alerta quanto à doença Febre Amarela, tais como: sinais e sintomas; transmissão e prevenção.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos.

Sintomas: As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Transmissão: A febre amarela apresenta dois ciclos de transmissão epidemiologicamente distintos: silvestre e urbano.

No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus, e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

Informamos para as pessoas que costumam freqüentar ranchos/matas ou locais para pescaria, caso encontrar um primata (macaco) morto, informar imediatamente a vigilância epidemiológica municipal.

Prevenção: A Febre Amarela é uma doença prevenida por vacina, está indicada a partir dos nove meses de vida a primeira dose e com quatro anos o reforço. Os adultos deverão ser vacinados com duas doses com intervalo de dez anos entre elas. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde e unidade de saúde da família conforme cronograma.

A secretaria de saúde vem intensificando a vacinação em empresas e repartição pública. Hoje os funcionários da prefeitura de diversas áreas receberam a vacina contra febre amarela, foram aplicadas 120 doses.

Estamos à disposição para dúvidas e esclarecimento que se fizerem necessária.

Enfª Josilene Ap. Santos

Enfª. Mariana Batelochi S. Rozeno