12 JAN 2016
Prefeitura de Lins monta fluxograma da saúde

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

O fluxograma da saúde em Lins se divide em três etapas distintas, sendo a primeira delas a básica, onde as redes de atenção à saúde do município se caracterizam por apresentarem arranjos que contribuem para atenção continuada das necessidades de serviços de saúde integral e de qualidade a população assistida.
Essa atenção básica recebida pela população é regulamentada por uma política - Portaria 2488/2011, que constitui o primeiro nível de atenção a saúde e engloba um conjunto de ações individuais ou coletivas envolvendo promoção da saúde e prevenção das doenças bem como diagnostico, tratamento e reabilitação, que são oferecidos através das UBS e USF. A cidade de Lins conta hoje com dez unidades de saúde, sendo que cinco delas são USFs e as outras cinco são UBSs. Além disso, a área rural do município conta com dois pontos.
A atenção secundária é o mesmo que atenção especializada, pois engloba estratégias para detecção precoce de doenças. Isso acontece devido à prática clínica preventiva e de educação a saúde, objetivando a adoção de hábitos mais saudáveis, como boa alimentação, pratica de atividades físicas e etc. No município essa atenção é oferecida pelo NGA; AME; HGP; Ambulatório da Santa Casa; CAPS; CEO; Ambulatório de Saúde Mental/ Farmácia de Saúde Mental.
A atenção terciária é aquela de terceiro nível, integrada pelos serviços ambulatoriais e hospitalares, especializados de alta complexidade, sendo oferecidos por Santa Casa de Lins, Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru e Hospital Manoel de Abreu.

Ações desenvolvidas
Segundo a secretaria da saúde, o que é priorizado em Lins é um trabalho humanizado que acolha todos os usuários, fazendo com que eles não sofram, ou venham a sofrer o mínimo possível com os cortes de repasses que os municípios vêm sofrendo. O prefeito Edgar de Souza juntamente com a Secretária de Saúde Claudia Nunes redirecionou todo o planejamento para que os materiais e serviços das unidades fossem mantidos da melhor forma possível.

O que é oferecido nas unidades de saúde do município:

O cadastro e atualização do cartão SUS;
Consultas médicas: Clínico geral, Ginecologista e Pediatra
Coleta de papanicolau com conduta médica e tratamento na própria unidade;
Consultas e tratamentos odontológicos
Solicitação de mamografia e acompanhamento;
Teste rápido de HIV e Hepatite;
Vacinação para Crianças, Adultos, Adolescentes e Idosos;
Coleta de Teste do Pezinho;
Acompanhamento de puericultura;
Pré Natal de baixo risco;
Pré Natal de alto risco através da Santa Casa de Lins;
Atendimento aos pacientes portadores de doenças Crônicas não  Transmissíveis;
Curativos;
Inalação;
Farmácia nas UBS conforme Ministério da Saúde,oferta e distribuição de medicamentos, insumos para insulinodependentes;
Acompanhamento Bolsa Família;
Programa Saúde nas Escolas;
Nutrisus suplementação de ferro  para crianças de 06 a 48 meses que frequentam as Creches;
Seguimento das pacientes em acompanhamento de mamografias alteradas;
Acompanhamento e monitoramento de pacientes com doenças infectocontagiosas;
Semana do Idoso: Palestras de orientação sobre Alzheimer, Parkinson e prevenção de quedas;
Semana da Mulher: Palestras de orientação sobre saúde da mulher;
Semana Contra Tabagismo: Palestra e avaliação da cavidade oral -  Saúde Bucal;
Semana de Intensificação do Aleitamento Materno;
Diagnostico e tratamento contra dengue;
Hortas terapêuticas;
Grupos de Caminhada;
Dente Escola e Bebe Sorriso;
Ações preventivas contra Leishmaniose;
Ações preventivas contra dengue;
Previna Lins (ações de orientação de saúde);
Saúde mais perto de você;
Acompanhamento especializado e realização de exames  através do AME e NGA s Santa Casa;
Visitas domiciliares com busca ativa quando necessário;
Capacitação da equipe que atuará na Unidade descentralizada do Hospital Amaral Carvalho em Lins, com duração de 3 meses;
Programa Saúde Mais perto de Você;
Academia da Saúde;
Concurso para Agentes Comunitárias de Saúde foi um ganho imenso para população onde poderemos oferecer um acompanhamento de áreas antes descobertas através de visitas domiciliares, alem da oferta de emprego para as mesmas.