11 DEZ 2015
Nota - Campanha Fique Sabendo 2015

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde de Lins, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais, informa o desenvolvimento da Campanha Fique Sabendo “Tire o Peso da Dúvida - Faça o Teste de HIV/AIDS” que iniciou-se em 16 de Novembro e estende-se por todo mês de Dezembro de 2015.
Trata-se de uma mobilização Estadual que visa à intensificação da testagem para HIV/AIDS, reforçando que todas as pessoas com vida sexual ativa façam o teste de HIV/AIDS pelo menos uma vez na vida, a fim de diagnosticar precocemente a infecção e iniciar tratamento em tempo oportuno, contando com uma técnica inovadora de testagem rápida através da coleta de fluido oral (saliva), com sigilo e confidencialidade dos resultados.
Durante este período foram realizados 1.281 testes rápidos de HIV através de fluido oral, sendo que 52,7% das pessoas testadas são do sexo masculino e 47,2% do sexo feminino e  49,7% desta população estava fazendo o exame pela primeira vez na vida.
Estes exames foram realizados em pontos estratégicos do município através de ações extramuros desenvolvidas em: Fundação Casa “Rio Dourado” e “Vitória Régia”, Centro de Ressocialização de Lins (CR), Associação Hospitalar Santa Casa, CAIS “Clemente Ferreira”, 37º Batalhão de Infantaria Leve, Prefeitura, Frigorífico JBS, Clínica Emanuel (Pastor Cleber), ETEC Paula Souza e todas UBS (Unidades Básicas de Saúde), USF (Unidades de Saúde da Família) e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).
Para fins epidemiológicos o município de Lins registrou em 1.987 o primeiro caso de HIV e desta data em diante até 2014 foram registrados através de notificação compulsória 605 casos entre Lins e Região, já neste ano de 2015 contamos com 42 novos casos sendo destes 22 Linenses e os demais das cidades circunvizinhas em que atendemos, tal quantitativo refere-se apenas aqueles que chegaram aos serviços de saúde, estimativas apontam que uma parcela significativa de pessoas portadoras de HIV/AIDS desconhecem seu diagnóstico.
Enfatizamos que em 1º de Dezembro foi celebrado o “Dia Mundial de Lutra Contra a AIDS”, reforçando assim um alerta em relação ao hábito de práticas sexuais seguras a fim de evitar o contágio desta doença que vem atravessando um período de mais de 30 anos de descoberta sem cura e com muitos casos novos a cada dia.
Reforçamos que a Campanha se estende para todo o mês de Dezembro, em todas as UBS, USF e CTA.
Anexo dados da Campanha Fique Sabendo 2015.

Atenciosamente.

Enfª Juliana Sanches Ravagnani