23 NOV 2015
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde lança campanha de conscientização ao uso do 192 e 193

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

Na manhã desta sexta-feira (20) a secretária municipal de Saúde Claudia Regina Nunes, juntamente com o Tenente Murilo Daniel da Silva do Corpo de Bombeiros de Lins, reuniu autoridades e imprensa para falar sobre o uso consciente do 192 (ambulância) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Na ocasião a Diretora Mariana Batelochi apresentou um relatório dos serviços prestados a população e destacou a importância da conscientização por parte da população devido ao grande numero de chamadas como que não caracterizam serviços de ambulância e resgate.

O serviço de ambulância da Prefeitura Municipal de Lins e a Corporação do Corpo de Bombeiros são serviços públicos gratuito, porém isso não quer dizer que seu uso seja irrestrito. Para ter acesso ao Serviço de Ambulância através do 192 e Resgate do Corpo de Bombeiros através do 193, é necessário estar em urgência médica.

“O atendimento pré-hospitalar móvel existe para socorrer uma vítima e a conduzir rapidamente ao hospital, e para isso, as ambulâncias devem estar sempre prontas para o atendimento, não sendo possível se o serviço for utilizado indiscriminadamente, para fazer transportes de pessoas saudáveis ou que não se encontrem em urgência médica” explicou a secretária Claudia Regina Nunes.
A secretária destacou também que o cidadão que solicitar o uso da ambulância para coisas particulares terá que ressarcir a municipalidade.
É necessário também esclarecer que, além de bloquear o trabalho dos órgãos de segurança, realizando as chamadas desnecessárias, o trote é crime previsto no Código Penal e prevê pagamento de multa ou de um a seis meses de detenção.

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Corporação do Corpo de Bombeiros de Lins e apoio do Comitê Gestor Municipal de Urgência e Emergência, inicia a Campanha UTILIZE 192 e 193 Com Consciência. Trata-se de uma campanha de conscientização da população, em utilizar o serviço quando realmente houver necessidade, ou seja, em situações que oferece risco a vida humana, não prejudicando o atendimento daquele que realmente necessita do serviço.

Será realizada a capacitação aos servidores municipais pelo Corpo de Bombeiros, nos dias 12 e 13 de dezembro.

Estiveram presentes o diretor técnico da Santa Casa Marcos, o secretario do Conselho Municipal de Saúde Rubens Delbono, servidores Municipais e amigos da imprensa.