04 NOV 2013

Eventos da Saúde nas UBS, USF e CRAS
Semana de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

CODEC- Coordenadoria de Comunicação

A Prefeitura de Lins, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação, atendendo à Lei Municipal nº 5.782 que institui a Semana de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, comunica que do dias 21 ao dia 25 outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Saúde da Família (USF) do município realizaram ações objetivando a promoção da saúde da população negra com enfoque nas orientações sobre as doenças que acometem, predominantemente, a raça negra, a fim de incentivar a adoção de hábitos saudáveis e preventivos. Desta forma os principais temas abordados foram:
Morbidade e Mortalidade da População Negra: Anemia Falciforme, Hipertensão Arterial e Nutrição para Diabéticos
Saúde Sexual e Reprodutiva: DSTs/HIV/AIDS
Dentre as ações realizadas, destacamos o ciclo de palestras ocorrido na USF Jardim Tangará, que contou com a participação de alunos e professora do curso técnico de enfermagem do IEP, da Dentista Kristiane Hitome e da nutricionista Flavia Viana. Destaque também para a UBS do CAIC, que durante a referida semana teve as ações coordenadas pela Enfermeira Margarete Arrones e Agentes Comunitárias de Saúde.

Atividade no CRAS Toninho Casa Véia

Na tarde do último dia 31/10, no CRAS "Toninho Casa Véia" no bairro do Teissuke Kumassaka, foi realizada uma palestra ministrada pela equipe da USF do Jardim Tangará. O evento foi voltado aos pais beneficiários do Programa Bolsa Família.
Entre os temas abordados estavam medidas preventivas, sinais e sintomas nos casos de Febre e Diarréia em crianças, além de Saúde Bucal, crescimento e desenvolvimento da dentição, odontologia preventiva, bem como métodos correto de escovação e higiene bucal, desde bebes até a terceira Idade.
Ao término do evento foram distribuídos kits (pasta e escovas de dente) aos participantes, fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

04/11/2013
Eventos Saude