25 OUT 2013
Seminario de Olericultura em Lins

Realizado o 6º Seminário de Olericultura em Lins

CODEC- Coordenadoria de Comunicação

O SEBRAE-SP, em parceria com as Prefeituras de Promissão e de Lins, Sindicato Rural e SENAR, Itesp, CATI, UNISALESIANO e MAPA, realizou a 6ª edição do Seminário de Olericultura em Lins. O evento gratuito ocorreu nesta quinta-feira (24/10), no auditório do Unisalesiano, reunindo dezenas agricultores de Lins e região.
A olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.
Milton Debiasi, gerente do escritório regional de Bauru do SEBRAE-SP falou sobre a importância e objetivos do evento, “chegamos na sexta edição do evento que sempre foi um sucesso entre os participantes, buscamos trazer nas palestras temas e tecnologias que são novidades, com objetivo de agregar informações, alavancar a cadeia produtiva e incentivar a competitividade de mercado” disse e completou ressaltando o imprescindível apoio dos parceiros no evento.
Presentes também durante a abertura do Seminário o Diretor da CATI Regional, Cyro Junqueira, Presidente do Sindicato Rural de Lins, Marcelo Junqueira, Silvestre da Cunha, representando o ITESP, Secretário de Agricultura de Promissão, Claudio Correia, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Lins, Hemerson Calgaro, representando também a reitoria do Unisalesiano e o Vice-Prefeito de Lins, Rogério Barros.
Hemerson Calgaro abordou em sua fala a relevância do Seminário frente a evolução do perfil do agricultor, “o SEBRAE e parceiros realizam este Seminário de Olericultura a fim de oferecer aporte aos produtores rurais diante da evolução constante em seus perfis e nas ferramentas de trabalho” afirmou  o Secretário; e esta evolução pode ser mensurada por meio da participação dos agricultores nas políticas públicas e compras governamentais, tendo como efeito direto a melhora da qualidade de vida do homem do campo.
Rogério Barros primeiramente agradeceu ao SEBRAE, “são mais de 40 anos de história fomentando o empreendedorismo nacional” e aos parceiros na realização do Seminário. O Vice-Prefeito falou sobre o compromisso de governo da administração “Construindo um novo tempo” quanto ao desenvolvimento socioeconômico de Lins, “desenvolvimento social e econômico andam juntos e é uma das prioridades de nosso governo garanti-los na cidade e isto está muito relacionado ao agronegócio, importante diferencial na balança comercial, tanto no cenário nacional como também é historicamente em Lins, exemplo disso foi a criação da Secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade e apoio a nossa estruturada APOL e a feira que a Associação realiza” acrescentou.
Rogério Barros comentou também sobre o Seminário, “não importa se o produtor possui investimento agrícola de grande ou pequeno porte, o importante é que o mesmo gere resultados e para isto é realizado o Seminário, com intuito de apresentar tendências do mercado agrícola e capacitar os produtores para a busca de melhores resultados” finalizou Vice-Prefeito.
A programação contou ampla grade de palestras teóricas e práticas: Tendências do mercado de olerículas com Marcelo Laurindo do MAPA, Depoimentos dos Produtores, Produza Fácil com Luis Adriano Alves Pinto do SEBRAE-SP, Compras Governamentais com Marcelo Bezerra do SEBRAE-SP e Como lidar com as Nematóides na produção de olerículas com Sergio Pimenta da Holantec.

25/10/2013
Seminario de Olericultura em Lins