24 OUT 2013
Feira de Ciências

Realizada a 2ª Feira de Ciências do Clube dos Pequenos Cientistas de Lins

CODEC- Coordenadoria de Comunicação

Nesta quarta-feira foi realizada na ABCEL a 2ª edição da Feira de Ciências, promovida pelo Projeto Educativo Clube dos Pequenos Cientistas e Prefeitura de Lins, através da Secretaria de Educação.
O tema deste ano foi “Ciências, Saúde e Esportes transformando vidas”. O evento contou com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Sabesp e Governo Estadual.
O Clube, criado pela Prefeitura Municipal de Lins, desenvolve experiências simples de laboratório em física, química, biologia e matemática e também discute temas sobre meio ambiente com crianças desde 2001. Em 2005 deu início a um curso de capacitação de Professores em ciências e meio ambiente, no qual já foram atendidas mais de 215 Professoras de Lins e região. O Clube realiza também reuniões periódicas para discutir ações e projetos, a Coordenadora é a Psicóloga Cynira da Silva Perazza.
Esta segunda edição da Feira foi ainda melhor do que a realizada ano passado, foram expostas experiências e trabalhos de professores e alunos da pré-escola, ensino fundamental e ensino médio de escolas municipais e estaduais, entidades filantrópicas, AMUL, APAE, CREBIM, Museu, Unisalesiano, Núcleo de Apoio Integrado, além de projetos das Secretarias municipais, como Previna Lins, Escola Aberta, Melhor Idade, Horta nas Escolas e Centro de Educação Ambiental e instituições parceiras. Os temas foram escolhidos pelas próprias escolas e instituições de acordo com o tema central do evento e em homenagem a descobertas de cientistas de diversas áreas.
Durante a abertura da Feira estiveram presentes a Secretária de Educação, Denise Magnoler, Secretário de Esportes e Lazer, Luiz Henrique Ramos da Silva, Secretário de Meio Ambiente, Hemerson Calgaro, Coordenador de Saúde, Ernesto Rembado, Psicóloga Cynira Perazza, coordenadora do Projeto, Vereador Juninho Soares, representando a Câmara Municipal, Inácio Tubone, representando a Sabesp e Maria Mori, representando a ABCEL e a Academia Linense de Letras, além de demais representantes de entidades parceiras.
A Psicóloga Cynira Perazza agradeceu a todos os presentes e envolvidos na Feira e ressaltou o programa de capacitação de Professores realizado pelo Clube. O Vereador Juninho Soares parabenizou a organização do Projeto Educativo, bem como os brilhantes trabalhos expostos.
A Secretária Denise Magnoler, falou em nome do Prefeito Edgar sobre a importância da Feira de Ciências do Clube dos Pequenos Cientistas, “ficamos muito felizes em ver estes belíssimos trabalhos e experiências das crianças expostos aqui hoje, é um grande aprendizado para todos nós” disse e concluiu agradecendo o apoio das demais Secretarias Municipais neste Projeto Educativo.
Representantes de cada um dos expositores receberam um certificado de participação na 2ª Feira de Ciências do Clube dos Pequenos Cientistas. Houve também durante o dia, dinâmicas de entretenimento com as crianças e apresentações de música e teatro.

24/10/2013
Feira de Ciências