22 OUT 2013
Prefeitura de Lins lança o Programa Casa Lar

Prefeitura de Lins lança o Programa Casa Lar

CODEC- Coordenadoria de Comunicação

Na tarde desta sexta-feira (18/10) a Prefeitura de Lins promoveu, no auditório do Centro Administrativo, o lançamento do Programa Casa Lar, um novo formato de acolhimento para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade e que perderam seus vínculos sócio familiares, substituindo a CACAL.
O formato da CACAL estava defasado, desta forma a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social estudou o melhor método para sanar o problema, encontrando assim o Programa Casa Lar, no qual mães sociais são responsáveis pela acolhida de até 10 crianças ou jovens. A implantação é em convênio com a Comunidade Educacional para o Trabalho, instituição parceira do município que desenvolve há anos trabalho ético e competente e com apoio de parceiros.
Em Lins serão instaladas 2 casas, que já estão funcionando esta semana com crianças encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude ou Conselho Tutelar, desta forma as crianças recebem um atencioso cuidado, orientações, alimentação correta e acompanhamento da saúde, além de frequentarem escolas e atividades culturais e esportivas.
Estiveram presentes no lançamento do Programa, o Prefeito Edgar de Souza, Secretária de Assistência Social, Luiza Nacamura, Presidente da Câmara Municipal, Dr. Marino Bovolenta, Psicóloga Judiciária Mariana Domingues, representando a 2ª Vara da Infância e Juventude, Delegado Seccional da Polícia Civil de Lins, Dr. Luiz Roberto Bertozzo e o Presidente da Comunidade Educacional para o Trabalho, Paulo José Godinho, além de dezenas de Secretários e funcionários da Prefeitura de Lins, representantes de instituições parceiras, imprensa e os Vereadores Juninho Soares, Aparecido Correia, Guadalupe Boa Sorte e Valdeci do Ponto Chic.
A Secretária de Assistência Social agradeceu a presença de todos e falou, com emoção, sobre a importância do ato, que ajuda a garantir os direitos das crianças e jovens, encerrou agradecendo toda equipe da Secretaria envolvida no projeto e as funcionárias do Programa Casa Lar com uma flor para cada uma.
O Presidente da Câmara parabenizou a Prefeitura e parceiros pela grande iniciativa e aproveitou a ocasião para entregar para a equipe do Disk Idoso, neste ato representada pela Presidente do Conselho do Idoso Zoraide Bragante, um computador completo e uma impressora para a Ouvidoria, atendendo a solicitação da entidade.
Após a assinatura do contrato o Prefeito Edgar de Souza comentou sobre a imensa alegria da data, “hoje é um dia muito feliz para nós que vivemos durante anos a realidade da CACAL, sabíamos de toda sua importância, mas seu formato estava ultrapassado, desta forma estamos implantando em conjunto com parceiros e a sempre disposta Comunidade Educacional para o Trabalho, o Programa Casa Lar, agradeço a cada pessoa envolvida neste projeto” disse o Prefeito, que finalizou sua fala com emoção, “neste processo conjunto estamos revolucionando a nossa fundamental política de assistência social e oferecendo novas oportunidades de vida para crianças e jovens” completou.

22/10/2013
Programa Casa Lar