07 OUT 2013
USF Tangara realiza Caminha

Caminhada do Programa Previna Lins na USF do Tangará

CODEC- Coordenadoria de Comunicaçao

Na manhã desta quinta-feira (03/10), ocorreu uma caminhada com os usuários da Unidade de Saúde da Família do Jardim Tangará. A atividade faz parte do projeto “Mudança de hábitos para uma vida saudável” do Programa Previna Lins, lançado esta semana na USF.
O projeto foi elaborado pelas alunas do curso Interanutri, promovido em parceria entre Prefeitura Municipal de Lins e Rede SANS. A ementa do programa Interanutri, voltado para as agentes de saúde da Prefeitura, possui um requisito de que os grupos precisam criar algum tipo de projeto social, neste caso o benefício foi criado especificamente para a USF do Tangará, uma vez que os diabéticos atendidos na área de cobertura estavam com o índice glicêmico elevado pelo uso inadequado dos medicamentos, pela falta de atividade física e de uma alimentação saudável.
A caminhada, alongamento e demais atividades físicas, que irão ocorrer todas as terças e quintas, terá a orientação do educador físico da Prefeitura de Lins, Edson Gabriel Junior. A equipe de enfermagem da USF, sob supervisão da Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Cássia Fernandes, do enfermeiro Eduardo Bortoli e da médica responsável pela USF, Dra. Glenda Barbudo também realizará de forma contínua exames preventivos, cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea), verificação de pressão arterial e glicemia. O projeto conta também com auxilio da nutricionista Flavia Viana (voluntária).
O projeto é voltado para diabéticos e hipertensos para melhor controle de glicemia e pressão arterial, porem será aberto a todas as demais pessoas que procuram hábitos saudáveis e aumento na qualidade de vida.
Destaque também para outra atividade da USF, realizada no último dia 27 de setembro, que foi a implantação do projeto Horta Comunitária, também desenvolvida na USF de acordo com os trabalhos sociais das alunas do Interanutri. Participaram funcionários da Prefeitura de Lins e comunidade local.
Antes da implantação da horta foi apresentando aos usuários da unidade a mudança do estilo de vida e hábitos mais saudáveis, uma vez que a Horta Comunitária tem como principal objetivo estimular a adoção de alimentação saudável. Os alimentos serão produzidos e consumidos pela própria comunidade, principalmente os diabéticos e hipertensos cadastros na USF.

07/10/2013
Caminhada USF Tangara