03 OUT 2013
Lançado o projeto _Mudança de hábitos para uma vida saudável_ do Programa Previna Lins na USF do Tangará

Lançado o projeto “Mudança de hábitos para uma vida saudável” do Programa Previna Lins na USF do Tangará

CODEC- Coordenadoria de Comunicaçao

Na manhã desta terça-feira (01/10) aconteceu o início das atividades do projeto “Mudança de hábitos para uma vida saudável” do Programa Previna Lins, na Unidade de Saúde da Família do Jardim Tangará.
O projeto foi elaborado pelas alunas do curso Interanutri, promovido em parceria entre Prefeitura Municipal de Lins e Rede SANS. A ementa do programa Interanutri, voltado para as agentes de saúde da Prefeitura, possui um requisito de que os grupos precisam criar algum tipo de projeto social, neste caso o benefício foi criado especificamente para a USF do Tangará, uma vez que os diabéticos atendidos na área de cobertura estavam com o índice glicêmico elevado pelo uso inadequado dos medicamentos, pela falta de atividade física e de uma alimentação saudável.
Iniciando as atividades foi realizada uma palestra sobre os benefícios da atividade física com Professor de Educação Física, Edson Gabriel Junior. A equipe de enfermagem da USF, sob supervisão da Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Cássia Fernandes e da médica responsável pela USF, Dra. Glenda Barbudo, realizou junto aos usuários alongamentos, exercícios físicos, cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea), verificação de pressão arterial e glicemia. O evento contou também com a presença da nutricionista Flavia Viana (voluntária).
O projeto também envolve caminhadas pelo bairro, com intuito de formar um grupo que realize a atividade de forma contínua. A caminhada será voltada para os diabéticos e hipertensos para melhor controle de glicemia e pressão arterial, porem será aberta a todas as demais pessoas que procuram hábitos saudáveis e aumento na qualidade de vida.
Destaque também para outra atividade da USF, realizada no último dia 27 de setembro, que foi a implantação do projeto Horta Comunitária, também desenvolvido na USF de acordo com os trabalhos sociais das alunas do Interanutri. Participaram funcionários da Prefeitura de Lins e comunidade local.
Antes da implantação da horta foi apresentando aos usuários da unidade a mudança do estilo de vida e hábitos mais saudáveis, uma vez que a Horta Comunitária tem como principal objetivo estimular a adoção de alimentação saudável. Os alimentos serão produzidos e consumidos pela própria comunidade, principalmente os diabéticos e hipertensos cadastros na USF.

03/10/2013
USF Tangara