16 JUL 2020
Coordenadora pedagógica desenvolve projeto de leitura na quarentena para professoras da educação infantil modalidade creche

Com o objetivo de propiciar lazer e momentos de descontração em meio à pandemia da Covid-19, a coordenadora pedagógica Karina de Fátima Gomes, da Rede Municipal de Ensino de Lins, está desenvolvendo um projeto de leitura intitulado “Leituras na Quarentena”.

A coordenadora distribuiu em sacolas de tecido livros de seu acervo pessoal, que foram enviados para cada profissional, sem compromisso ou obrigação na leitura, incentivando a leitura para deleite, a leitura por prazer, como uma atividade lúdica.

A coordenadora pedagógica Karina de Fátima Gomes explica que resolveu organizar um projeto de leitura para suas professoras, pois elas começaram a demonstrar muita irritação, cansaço, excesso de trabalho, e aparente sobrecarga emocional. Karina é doutora em letras literatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. "A ideia é levar a literatura por prazer para as mãos dos professores cuidando da saúde mental dos mesmos, favorecendo e propiciando condições de lazer e de entretenimento através de uma leitura descomprometida, lúdica e prazerosa". Destaca.

O projeto de leitura é composto de um pacote simples, confeccionado por uma das docentes, com um pequeno chaveiro, com uma orientação/explicação rápida sobre o projeto e aproximadamente cinco livros de diversos gêneros literários, principalmente poesias, contos e romances, pra que as professoras possam se deleitar.

As entregas foram realizadas pelo senhor Altair (motorista da Prefeitura Municipal de Lins), que utilizando-se de todos os procedimentos de segurança determinados pela OMS, que fez a entrega individual entrega para cada umas das 32 docentes das classes de Maternal 2 da Rede Municipal de Ensino (12 das EEI Conveniadas e 20 das EEI Municipais).

As professoras receberam os embrulhos individualmente e agora podem te dar devolutivas de maneira informal e voluntária através do aplicativo de mensagens WhatsApp, mostrando o momento de leitura deleite pessoal, ou da família, sem nenhum compromisso, cobrança ou obrigação, com o intuito de mostrar que a literatura é uma atividade de lazer, é uma atividade que pode nos ajudar nesse momento de isolamento e inclusive da saúde mental do professor, que precisa de atividades lúdicas e de entretenimento, e a literatura com certeza é excelente para isso.

16/07/2020