23 SET 2013
Inauguram nova Praça

Prefeitura, Rotary, Sabesp e Governo Estadual inauguram nova Praça em Lins

CODEC- Coordenadoria de Comunicaçao

Na tarde desta sexta-feira (20/09) foi inaugurada uma nova Praça e Centro de Lazer e Ecologia para a população linense.
O local, atrás da Pista de Cooper, na Rua Padre Eduardo Rebouças de Carvalho, 67, foi denominado Praça Urbano Junqueira de Andrade, através de Projeto de Lei do Vereador Durval Marçola, de dezembro de 2012.
A mobilização da Prefeitura Municipal de Lins, Rotary Club Lins – Sul, Sabesp e Governo Estadual foi para fazer uma verdadeira praça, no mais real sentido da palavra, sendo assim construído um local de lazer, cultura, convívio social, promoção da saúde e conscientização ambiental.
No espaço que abrange a Praça foi inaugurada a Casa Ecológica Izaias Storch, Posto de Informações Turísticas, Espaço de Reabilitação Física e Lazer, Academia e Playground ao ar livre, além um monumento, idealizado por Paulo Ozanan Antunes, grafado com o poema Meus 50 e poucos anos, do escritor linense Sérgio Antunes.
Centenas de pessoas acompanharam a solenidade de inauguração, entre elas o Vice-Prefeito Rogério Barros, Secretária de Obras, Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentado, Esportes e Lazer e Relações Institucionais, demais funcionários da Prefeitura de Lins, Presidente da Câmara Dr. Marino Bovolenta e vereadores.
Também presente Eula Alfonso, líder do projeto representando o Rotary Lins – Sul e demais autoridades do Rotary Lins – Sul e Israel Alfonso, Governador do Distrito 4480 do Rotary Internacional (gestão 2005-2006), representando Ricardo Felippe Maluf, Governador da atual gestão e outras autoridades do Distrito 4480.
Marcaram presença também Luiz Paulo de Almeida Neto, Diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Antonio Rodrigues da Grela Filho, Superintendente da Sabesp Lins, familiares de Izaias Storch, familiares de Urbano Junqueira de Andrade, o poeta Sergio Antunes, convidados, representantes de instituições, comunidade, imprensa e demais autoridades.
A solenidade foi abrilhantada com a banda do 37º BIL do Exército de Lins interpretando o Hino Nacional e Hino à Lins, além do coral da Casa de Cultura e Cidadania de Lins, que interpretou belíssimas canções.
O espaço público recebe o nome de Praça Urbano Junqueira de Andrade, homenagem ao cidadão filho do Coronel Urbano Xavier Junqueira de Andrade e de Dona Genoveva Corina Junqueira de Andrade. Urbano chegou a Lins por volta do ano de 1922. Juntamente com seus irmãos fundou, em 1940, a Cooperativa de Laticínios Linense, além de muitas outras realizações sociais. Faleceu em 1982.
A Casa Ecológica recebe o nome de Izaias Storch, cidadão que chegou a Lins no ano de 1990. Trabalhou na Sabesp durante 24 anos, sendo que destes 24 anos, 17 anos exerceu suas funções na Unidade de Negócios Baixo Tiete e Grande, centralizada em Lins, onde foi Superintendente. Conhecido por sua constante luta pela valorização do Meio Ambiente. Izaias faleceu em 2012.
Eula Alfonso, representando o Rotary Club Lins - Sul falou sobre a gratificação em inaugurar a Praça, exaltando a importância das parcerias como ponto-chave da realização e agradecendo o empenho das gestões do Rotary que participaram do projeto e todos os demais envolvidos.
O poeta Sérgio Antunes comentou sobre seu imenso orgulho de ver eternizado um poema de sua autoria na cidade de Lins, local em que ele cresceu e aprendeu muitas coisas, aproveitou também para parabenizar os idealizadores do projeto.
O Diretor da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto parabenizou a todos e lembrou sobre a bela história de vida social e profissional de Izaias Storch, principalmente sobre sua defesa ao Meio Ambiente, “nada melhor do que homenagear o Izaias do que com uma Casa Ecológica com seu nome”.
O Vereador Durval Marçola valorizou a inauguração do espaço, congratulando a Prefeitura Municipal de Lins e todos que trabalharam para a sua realização e lembrou um pouco da história de vida de Urbano Junqueira de Andrade, quem empresta nome a Praça.
Dr. Marino Bovolenta parabenizou todos os parceiros na concretização do projeto e ressaltou que toda a população de Lins passa a ter mais um novo espaço de lazer e convívio social.
Os familiares de Izaias e Urbano também agradeceram pela homenagem e deram os parabéns pela construção da Praça.
O Vice-Prefeito Rogério Barros falou sobre a alegria de inaugurar a Praça e todos seus belíssimos espaços anexos, “acompanhamos todo o projeto e sabemos que a união dos parceiros com muito foco e dedicação foi primordial para a realização, são com estas ações que nossa gestão, “Construindo um novo tempo”, quer transformar a cidade, melhorando-a cada vez mais, parabéns a todos que se envolveram de alguma forma no projeto”.
Em seguida foram descerradas as placas de inauguração da Praça, Casa Ecológica, Monumento, Poema e Espaço de Reabilitação Física e Lazer ao ar livre.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024