27 NOV 2013

CODEC- Coordenadoria de Comunicação

Na tarde do dia 25 de novembro, o Secretário de Meio Ambiente de Tatuí, o Eng. Agr. José Vicente Moura esteve em visita à prefeitura de Lins e foi recepcionado pelos Secretários de Relações Institucionais, Participações e Parcerias, Obras e de Agricultura e Meio Ambiente. Reunidos na Secretaria de Relações Institucionais, os Secretários trocaram informações sobre a destinação dada aos resíduos e a logística que adotam nos dois Municípios.
A visita justificou-se pelo fato de Lins ter uma base legal implantada, que encontra-se amparada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos que disciplina desde a geração, coleta, transporte e destinação de resíduos. Esse fato coloca a cidade de Lins entre as mais avançadas no setor, em todo o país. O Secretário visitante também esteve na empresa ECOSOLUTIONS, parceira da prefeitura, que possui licença de operação da CETESB para receber resíduos da construção civil e dar o devido processamento, o que acontece em poucos municípios brasileiros que processam esses resíduos, poupando as jazidas naturais da intensa exploração extrativista.
Tatuí é um município de aproximadamente 110.000 habitantes e tem sérios problemas com a disposição irregular dos resíduos da construção civil, da mesma forma que Bauru, Marília, que são municípios de porte médio da nossa região, mas que ainda não conseguiram disciplinar a questão destes resíduos . Por esse motivo, José Vicente veio para ver o que é feito em Lins, que já possui uma política bem avançada e a ECOSOLUTIONS, que já processa os resíduos da construção civil, que volta a ser utilizado em obras.
Foto: Hemerson Calgaro (Sec. de Agricultura e Meio Ambiente); Flávio Usó (ECOSOLUTIONS); Israel Alfonso (Sec. de Relações Institucionais, Participações e Parcerias), e José Vicente (Sec. de Meio Ambiente de Tatuí).

Fonte: SERIP

27/11/2013