25 NOV 2013
Inaugura nova USF na cidade

Prefeitura de Lins inaugura nova USF na cidade

CODEC- Coordenadoria de Comunicação

Na manhã desta quinta-feira (21/11) a Prefeitura Municipal de Lins inaugurou mais uma Unidade de Saúde da Família na cidade. Com recursos próprios a Prefeitura alugou uma casa no bairro Santa Terezinha e executou as reformas necessárias, adequando-a para se tornar USF “Dr. Douglas Souza Carvalho”.
A Unidade irá funcionar no sistema de Saúde da Família, atendendo apenas as famílias do Santa Terezinha e bairros próximos de forma mais acolhedora, com abordagem psicológica e também fazendo visitas domiciliares. A equipe conta com 1 médico clínico geral, 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 1 auxiliar administrativos e as Agentes Comunitárias de Saúde.
Durante a solenidade de inauguração estiveram presentes o Prefeito Edgar de Souza, Vice-Prefeito Rogério Barros, Secretário de Saúde, Dr. José Affonso Penha Junior, Presidente da Câmara Municipal e autor da lei que nomeia a USF, Dr. Marino Bovolenta, a viúva do Dr. Douglas, Sra. Elizabeth Maria Silva Carvalho, a enfermeira chefe da USF, Juliana Indaya de Lima Castro, Secretários municipais, Vereadores Ziza, Juninho Soares e Geraldo Correia, entre outras autoridades, imprensa e representantes de instituições parceiras. Após a solenidade o Padre Gilberto Moreno, pároco da região realizou uma benção à USF.
O Prefeito Edgar falou sobre a ocasião, “esta inauguração representa muito, a comunidade destes bairros estava descoberta, sem prestação dos serviços necessários, ainda mais na área da saúde e a entrega do Conjunto Habitacional Angelina Ramos tornou ainda mais urgente a criação de uma unidade de atendimento de saúde” explicou o Prefeito, dizendo também que o pedido de uma Unidade para o bairro está em processo tanto no Governo Estadual, como no Federal e caso aprovada será construída, “era uma de nossas prioridades, a população não podia esperar mais, por isso alugamos e preparamos este espaço com os recursos próprios” acrescentou. Edgar ressaltou os investimentos da administração municipal na saúde pública por toda a cidade, “uma série de investimentos na área da saúde está sendo feita, através de novas unidades e programas, toda a cidade deve ter atendimento de qualidade” afirmou.
O Secretário de Saúde explicou o funcionamento da USF, “agora a população terá próxima a si atendimento médico, orientações preventivas, vacinação, inalação, curativos, entre outros serviços”, Dr. Penha falou também sobre a homenagem ao Dr. Douglas Souza Carvalho, “o Dr. Douglas foi um exímio cardiologista, não cheguei a conhecê-lo pessoalmente pelo fato de que comecei a atender na cidade exatamente em sua substituição, mas tenho uma história familiar e de consideração a ele que é muito forte” disse.
Jurandir Veloso, membro de uma das famílias mais antigas do Santa Terezinha celebrou a inauguração, “nossa comunidade sempre lutou unida e agora com a administração do Edgar estamos vivenciando melhorias concretas, esta USF é muito importante, agora nós, nossos idosos e as crianças não precisaremos mais nos deslocar para ter atendimento” falou e lembrou que o bairro não tinha um digno posto de saúde há cerca de 20 anos.
A USF “Dr. Douglas Souza Carvalho” já começou a atender das 7h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira.

25/11/2013
Inaugura nova USF na cidade