14 NOV 2013
Qualificação Profissional

Prefeitura de Lins amplia esforços para qualificação profissional

CODEC- Coordenadoria de Comunicação

Além do que é já feito através do SENAI e UNILINS, a prefeitura está trabalhando para que mais oportunidades sejam dadas aos jovens linenses que desejam alcançar a sua qualificação profissional, em várias áreas, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Nesta terça-feira, o Secretário Israel Alfonso e o Gerente de Convênios e Projetos, João Cezar Ferreira, da Secretaria de Relações Institucionais receberam a Dra. Carla Baggio L. Froes, representante da ETEC, para discutirem as áreas onde a Prefeitura e aquela instituição da Fundação Paula Souza podem trabalhar juntos, na seleção, oferta de cursos e recrutamento dos alunos.
A Dra. Carla explicou que só a prefeitura pode inscrever os alunos e que há uma disposição da ETEC em atender às necessidades da cidade na qualificação profissional e que esse encontro, na SERIP, é fundamental para o sucesso e viabilização do projeto.
O Secretário Israel Alfonso explicou que "há uma infinidade de cursos possíveis, oferecidos através do PRONATEC, gratuitos, destinados aos jovens adolescentes e que ao mesmo tempo em que qualificam profissionalmente, geram oportunidade de crescimento de empresas que patinam para ampliar seus negócios, por terem grandes limitações para encontrarem profissionais no mercado. Por isso, ouvimos empresários e executivos de empresas sobre suas necessidades de trabalhadores e estamos acertando a concretização de alguns cursos que preparem profissionais para áreas carentes deles".
O prof. Walter Chalegre dos Santos, do Instituto Metodista de Educação, mantenedor do IAL, também esteve na SERIP nesta terça-feira e, entre outros assuntos, tratou da possibilidade de vir a compor o grupo de instituições envolvidas com esse esforço do Município por qualificar o maior número possível de profissionais através do PRONATEC.
Desde o início do ano, o Centro de Formação Profissional de Lins, uma parceria da Prefeitura e o SENAI, vêm oferecendo cursos do PRONATEC e já são dezenas de jovens se beneficiando do trabalho conjunto e, logo, estarão ingressando no mercado de trabalho.
João Cezar informou que até o final desta semana, a Secretaria de Relações Institucionais ouvirá a Secretaria de Assistência Social e finalizará a relação dos cursos a ser passada como de interesse prioritário do Município.

Fonte: SERIP

14/11/2013