14 JUL 2017
Secretário Estadual da Agricultura Arnaldo Jardim visita Laticínio Tirolez em Lins

Na manhã dessa quinta-feira (13), o prefeito Edgar de Souza e o vice-prefeito Carlinhos Daher, estiveram recebendo a visita do secretário Estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim, no Laticínio Tirolez. O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rene Tobler, também esteve presente, ao lado do superintendente de operações da Tirolez, Roberto Victor Hegg e também do responsável pela Política Leiteira, Marcio Paiva, acompanhando a visita no local, que teve o intuito de conhecer as obras de expansão do laticínio.

A Prefeitura de Lins através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade do município, vem realizando articulações e reuniões com os produtores leiteiros, em parceria com o Laticínio Tirolez, para que Lins faça parte do Programa Mais Leite, Mais Renda, que o estado está lançando com o intuito de fomentar a produção de leite em São Paulo.

De acordo com Edgar, a Prefeitura em parceria com o CATI, foi a campo para detectar as reivindicações dos produtores e também entender como funciona a produção, para que ela possa ser aumentada. “Um relatório foi elaborado e entregue ao secretário Arnaldo Jardim, juntamente com outro material, feito pelo Laticínio Tirolez, apontando a visão de empresa, para que a bacia leiteira da região de Lins cresça”, explica o chefe do executivo.

O Laticínio Tirolez se instalou em Lins no ano de 2013, quando na época funcionava apenas como um depósito de leite, contando com 25 colaboradores. Atualmente a empresa que já investiu R$ 25 milhões na cidade, conta com 132 funcionários, que trabalham em três linhas de produção. Ao todo são consumidos pelo laticínio um total de 50 mil litros de leite por dia e de acordo com informações da marca, em setembro a produção aumentará para 100 mil litros, sendo contratados 100 novos colaboradores e acrescentando mais duas linhas de produções diferentes no local.

Segundo o prefeito, a produção diária da região de Lins é de 16/17 mil litros por dia, o que não é capaz de abastecer a necessidade do laticínio, sendo assim eles acabam adquirindo de outras regiões.  “Com essa implementação do programa, haverá aumento na geração de emprego, tanto direto, quanto e indireto, fazendo com que os produtores produzam cada vez mais e incentivando a surgir novos produtores”, afirma Edgar, que destaca ainda, que Lins que já foi uma das maiores bacias de leite do país, e que esse programa resgatará tudo isso, fazendo com que Lins volte ao ranking do estado. “É de extrema importância recebermos a visita do Arnaldo, pois sabemos que isso fortalece e da credibilidade ao setor”.

Ainda no encontro, Edgar e Carlinhos deram destaque aos programas já realizados pela Prefeitura, através da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde são oferecidos cursos de inseminação e manuseio de animais, além de todo apoio nas questões de melhoria na genética e qualidade do produto.

Arnaldo Jardim por sua vez, se comprometeu com as questões da bacia leiteira, além de se responsabilizar em reforçar o pedido de Edgar ao governador Geraldo Alckmin, pra liberar o asfalto que liga o bairro Bom Viver a Rondon, que passa atrás do laticínio Tirolez. A obra está avaliada em aproximadamente R$ 600 mil.

Fonte: CODEC – Coordenadoria de Comunicação

14/07/2017