11 MAI 2017
NOTA - SAÚDE

IMPLANTAÇAO DA APLICAÇAO DA BENZETACIL NA ATENÇÃO BÁSICA

PROTOCOLOS IST E DE SIFILIS EM GESTANTE

A Secretaria Municipal de Saúde através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais, informa que no dia 05/05/2017 foi realizado uma Capacitação sobre a implantação da Penicilina Benzatina (Benzetacil) na Atenção Básica com intuito de melhorar o tratamento às pessoas diagnosticadas com Sífilis e principalmente a Sífilis na Gestação de acordo com Portaria e Protocolo vigentes pelo Ministério da Saúde.

A aplicação da Benzetacil antes era realizada somente no Pronto Socorro da Santa Casa, aumentando ainda mais o fluxo do local, agora com a implantação na Atenção Básica o medicamento será aplicado na UBS do Ribeiro e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) facilitando o tratamento para o paciente. O momento também foi oportuno para apresentação do atual Protocolo de tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Sífilis na Gestação, bem como os materiais de emergência para atendimento de possível reação anafilática (alérgica) na administração da medicação.

A Sífilis é uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum e que se não tratada pode evoluir em estágios, comprometendo órgãos internos como coração, fígado, ossos e sistema nervoso central. O diagnóstico é muito simples já que contamos com o teste rápido onde o resultado fica pronto em 20 minutos, após confirmação da doença o tratamento adequado é feito com a Penicilina Benzatina mais conhecida com Benzetacil, a doença é curada desde que tomada corretamente todas as doses recomendadas e as medidas de precaução como uso de preservativo nas relações sexuais.

A grande preocupação sobre o controle desta doença é a infecção em gestantes, podendo acarretar a ocorrência de casos de Sífilis Congênita por meio da transmissão vertical (da mãe para o feto), acarretando sérias conseqüências para o concepto como aborto, natimortalidade, óbito e seqüelas como deficiência visual, auditiva, física e mental. No entanto, a transmissão vertical da Sífilis Congênita pode ser evitada desde que a gestante seja diagnosticada e tratada a tempo de acordo com as recomendações. Para tal o Ministério da Saúde recomenda que toda gestante realize o exame de Sífilis no primeiro e terceiro trimestre da gestação, bem como no momento do parto, medidas estas rigorosamente cumpridas pelo nosso município.

Para conhecimento segue abaixo os dados estatísticos do município de 2015 a 2017:

Sífilis em Adulto

Sífilis em Gestante

Sífilis Congênita

Sem mais, segue nota para conhecimento e ampla divulgação.

Ateciosamente.

Enfª Juliana Sanches Ravagnani