11 MAI 2017
Saúde Bucal do município realiza quase 3 mil atendimentos por mês

A Prefeitura de Lins através da Secretaria de Saúde, oferece um serviço de saúde bucal dentro do Sistema Único de Saúde, onde o objetivo é priorizar as ações da atenção básica, compreendendo asações de natureza coletivas e individuais.

Segundo a diretora  Dra. Dirce Muniz, a intenção é visar à promoção, prevenção, recuperação e manutençãoda Saúde Bucal, abrangendo a população em geral, bem como os espaços sociais a ela referenciados.Em média são atendidos 2.660 pacientes por mês, pelo serviço de Saúde Bucal em Lins

De acordo com informações da Secretaria da Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, são feitos os atendimento básicos, onde são realizados: obturações, profilaxias, extrações, atendimentos de urgências e emergências, além de encaminhamentos para especialidades e confecções de próteses dentárias que são realizados no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.

A Equipe de Saúde Bucal de Lins conta com 12 dentistas em Unidades Básicas de Saúde distribuídos da seguinte forma:

• 04 na UBS do Junqueira – Drª Ligia, Drª Adriana, Drº Vinícius e Drª Simone, que também atende no posto do Guapiranga.
  • 02 na UBS do CAIC – Dr Maurício e Dr Luiz Eduardo.
  • 02 na UBS do Morumbi– Drª Cristhian Carla e Drª Leiane.
  • 03 na UBS do Ribeiro – Drª Mirian e Drª Dilmari.
  • 02 na UBS do Rebouças – Drª Kelly e Drª Jhanni.

Os atendimentos nas UBS são realizados nos períodos da manhã e também no da tarde, das 7h30 ás 11h30 e das 12h30 ás 16h30.

Além disso, as Unidades de Saúde da Família também contam com 4 dentistas, sendo distribuídos da seguinte forma:

• 01 na USF Pasetto – Drº Hilton (período integral).
  • 01 na USF Tangará – Drª Natalia (período integral).
  • 01 na USF São João – Drª Denise (período integral).
  • 01 na USF Bom Viver – Drª Heloisa (período integral).

OBS: Nas USF’s são feitos os mesmos tratamentos que na unidade básica.

Para dar suporte a toda essa estrutura da rede básica, a Secretaria de Saúde conta com o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas – Brasil sorridente, com profissionais e especialidades, sendo elas: Estomatologia, Cirurgia, Periodontia, Endodontia, pacientes com necessidades Especiais e Próteses Dentarias.

O CEO atende Lins e as cidades da região: Guaiçara, Getulina, Sabino, Promissão, Cafelândia, Uru, Pongaí. O centro conta hoje com 7 dentistas:

• 01 Estomatologista – Drª Henriqueta
  • 01 Periodontista que também atende pacientes com necessidades especiais – Drª Flávia
  • 01 Cirurgiã Oral – Drª Silvia
  • 03 Endodontistas – Drª Maria Tereza, Drª Mariza e Drª Sonia.
  • 01 Clinico Geral encarregado pelas próteses – Drº José Henrique.

Fonte: CODEC – Coordenadoria de Comunicação