10 JAN 2017
SAÚDE
Secretaria de Saúde comemora bons números em relação à dengue, mas faz alerta a população

Último caso de dengue registrado em Lins foi em junho de 2016

Janeiro é um período do ano onde a atenção deve estar redobrada quando se trata de Dengue. Segundo a Secretária de Saúde Cláudia Nunes, esta estação é mais favorável à proliferação do inseto transmissor de arboviroses, como Dengue, Chikungunya e Zika.

Ainda de acordo com ela, qualquer recipiente ou local que acumule água pode ser um criadouro para o mosquito. “A água acumulada atrai as fêmeas dos mosquitos, que colocam seus ovos nas paredes dos recipientes, e ai quando em contato com a água, as larvas eclodem dos ovos e inicia-se o ciclo biológico do mosquito, que no verão é mais rápido”, alerta Cláudia.

Ela ainda atenta a população que uma vez por semana, cada cidadão, órgão público, empresa, instituição ou entidade civil vistorie seu imóvel onde vive ou trabalha e tome as providências necessárias para eliminar os focos.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o último caso registrado em Lins, foi em junho de 2016. “Este resultado positivo é fruto do trabalho preventivo realizado pelo Controle de Vetores, que faz visitas de casa em casa periodicamente com o apoio das agentes comunitárias de saúde”, Cláudia ainda destacou os números em relação ao ano de 2015, quando 1700 casos foram registrados e em 2016 apenas 75 casos foram confirmados na cidade.

Segundo informações da vigilância epidemiológica, em 2017 nenhum caso foi registrado.

Fonte: Codec - Coordenadoria de Comunicação