25 JUL 2016
Campanha de Hepatites Virais 2016 terá início na próxima semana em Lins

No dia 28 de julho é realizado o Dia Mundial de luta contra as hepatites virais e a Secretaria Municipal de Saúde, através do programa municipal de DST e Aids, estará realizando uma campanha de intensificação de vacinação contra Hepatite B e também de testagem rápida para identificação da doença, além de orientações e encaminhamento para o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento.

Segundo a Coordenadora do programa, Enfermeira Juliana Ravagnani, as ações terão início na próxima segunda-feira (25) e vão até o dia 29 de julho. Entre as ações está à intensificação de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e também Postos de Saúde da Família para toda população do município.

Ainda de acordo com ela haverá uma programação em pontos estratégicos da cidade, onde no dia 27 a equipe de saúde estará na Usina Lins, no dia 28 no calçadão e no dia 29 no Fórum de Lins, dando orientações a respeito da doença e realizando vacinação e testagem. A coordenadora aconselha a população a comparecer as unidades com a caderneta de vacinação

Hepatite

É a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, mais frequentes na África e na Ásia. Muitas pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, principalmente por ser uma doença assintomática. Isso faz com que elas corram o risco das doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos ainda mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Prevenção

A maneira mais segura e eficaz de prevenir a infecção pelo VHB é tomar as três doses da vacina contra a hepatite B, assim distribuídas: a segunda 30 dias depois da primeira e a terceira, seis meses depois da primeira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024