28 JUN 2016
Prefeito Edgar de Souza inaugura Unidade de Quimioterapia do Hospital Amaral Carvalho em Lins

No último sábado (25), o Prefeito Edgar de Souza realizou a inauguração da Unidade de Quimioterapia do Hospital Amaral Carvalho em Lins, com a presença do Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, do Deputado Estadual Pedro Tobias - PSDB, dos prefeitos e vereadores da região, da equipe de governo, Rotary Clube e a população linense.

A unidade que leva o nome do radialista Nivaldo Gregório – Greg (in memória) atenderá nesse primeiro momento os pacientes de Lins e ampliará nos próximos meses para região, os pacientes serão referenciados do Hospital Amaral Carvalho (HAC) de Jaú para realizar o procedimento de quimioterapia na Unidade de Lins, todo o processo segue padrões rigorosos do referido Hospital com protocolos sistematizados, atendimento humanizado e de qualidade.

De acordo com Secretária Municipal de Saúde Cláudia Regina Nunes, o tratamento Quimioterápico ocorre em diversos ciclos conforme o protocolo de atendimento para cada paciente, no período de julho o trabalho da equipe de Lins juntamente com a equipe do Hospital Amaral Carvalho será em realizar a referencia dos pacientes a serem atendidos no município de Lins, sendo que atendimento quimioterápico iniciará em agosto. Segundo Claudia a importância da inauguração e a assinatura do contrato se fizeram necessária para que o HAC pudesse dar início aos encaminhamentos dos pacientes.

Para o Prefeito Edgar de Souza é um momento de muita alegria, pois o ambulatório é uma das maiores conquistas para cidade nos últimos tempos. “Essa é uma conquista de todos nós! Sabemos que muito ainda tem que ser feito para o nosso município continuar a crescendo, estamos no caminho certo e Deus tem nos abençoado”, contou o Chefe do Executivo, que falou ainda que se sente muito emocionado ao pensar em quantas pessoas serão beneficiadas com essa inauguração. “Esse é nosso objetivo, responsabilidade para cuidar da cidade e amor para cuidar das pessoas”.

Unidade

De acordo com a Secretaria de Saúde, além do atendimento médico, os pacientes terão apoio da equipe multiprofissional, composta por terapeutas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e odontólogos. O serviço de assistência social também estará disponível, inclusive para familiares dos pacientes.

De acordo com dados do hospital, o Amaral Carvalho realizou nos últimos cinco anos 39.203 atendimentos a pacientes da região de Lins, gerando 98.292 procedimentos oncológicos, entre eles mais de 8.500 sessões de quimioterapia, além de consultas e outros procedimentos de intercorrência, que, agora, serão feitos na nova unidade.

A Secretária de Saúde explicou ainda que a parceria entre as instituições funcionará da seguinte forma: Prefeitura de Lins participa com toda a infra-estrutura, enfermagem, farmacêutico, materiais e medicamentos de suporte, e o Amaral Carvalho faz a gestão da unidade, utilizando seus protocolos e fornecendo médico oncologista e todo o medicamento quimioterápico. "Ressaltamos que o tratamento cirúrgico e o de radioterapia continuarão sendo feitos em Jaú”, conta Cláudia.

O Prefeito Edgar de Souza destacou também o conforto e a segurança que o ambulatório proporcionará àqueles pacientes que viajam 164 quilômetros ou mais até Jaú para serem atendidos. “Além do nosso município, pacientes das cidades de Cafelândia. Getulina, Guaiçara, Pongaí, Promissão, Sabino e Uru também poderão contar com o serviço”, finalizou.

A Unidade fica na Rua Dom Pedro II, 445, no Centro, onde funciona das 8h às 17h.

28/06/2016