27 ABR 2016
Museu Histórico é oficialmente aberto no dia do aniversário da cidade

No dia 21 de abril, a Administração Municipal, abriu oficialmente as portas do Museu Histórico de Lins. O local que ficará a disposição da comunidade linense e de toda região, contará com o mais novo espaço, onde a cada peça e a cada obra registrará uma marca na história do município, que comemora 96 anos neste ano de 2016 e também celebra o centenário da imigração japonesa na cidade.

Na oportunidade, o Prefeito Edgar de Souza esteve presente prestigiando o evento, juntamente com o Vice Prefeito Rogério Barros, e os Secretários Nilton Nunes, Claudia Nunes, Adriana Rodrigues, Luiz Henrique Ramos, Daniela Ferrer e Rita de Cássia, ao lado  da Diretora do Museu Thays Vicuña de Lima, do Sr. Carlos Eduardo Motta Carvalho (Didu), que é responsável pela memória histórica de Lins e o Guia Turístico de Lins Alvari-Barbosinha.

O Embaixador do Japão Sr. Ume da Kunio, Consul Geral do Japão em SP Sr. Takahiro Nakamae, os Deputados Jooji Hato e Walter Ihoshi, Sr. Massami Uyeda Ministro do STJ e o Sr. Akio Matsura Presidente da ABCEL, também estiveram presentes, além de vários representantes do Japão que estavam na cidade para comemoração do Centenário da Imigração Japonesa.

O objetivo do museu será arrecadar através de colaborações, peças e objetos históricos, que contem a história do município e também da imigração japonesa em Lins, até o ano de 2020, quando Lins completará 100 anos. A intenção é fazer com que a exposição “A Caminho do Centenário", chegue ao ano de 2020 completa.

Museu

O Museu Histórico de Lins foi criado em 1958, no governo Moysés Tobias, através de Lei Municipal. No entanto, somente agora, 58 anos depois, é que ele está se tornando uma realidade para o município.

A administração Edgar de Souza, preocupada com o Centenário do município que irá acontecer daqui quatro anos (2020), iniciou o erguimento do Museu Histórico de Lins, aproveitando os acervos existentes no Centro de Memória Histórica, no Museu de Arqueologia (peças pertencentes à colônia japonesa doadas pela ABCEL) e os oriundos da extinta Memória Histórica da FAL.

O local escolhido não poderia ser mais histórico: a velha Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, justamente onde Lins nasceu, em 1908. Durante esses anos todos, muitas peças foram doadas ao “Museu de Lins”, mas como não havia um local próprio para sua guarda, acabaram se perdendo.

Como a história de um município abrange uma infinidade de atividades, acredita-se que nos próximos quatro anos, com a participação das famílias linenses, será possível presentear a cidade, na festa de seu Centenário, com um Museu Histórico mais completo e representativo de seu passado.

O museu que funcionará deterça a domingo, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 09h às 12h e das 14h às 17h. Ele está localizado na Rua Dr. Áureliano Resende de Andrade, 100, telefone: (14) 3529-2302.

27/04/2016
Museu Histórico é oficialmente aberto no dia do aniversário da cidade