Nessa segunda-feira (25), foi realizada a reaberturada Cidade Miniatura. O evento que faz parte das comemorações de aniversário da cidade, contou com a presença do Prefeito Edgar de Souza, do Secretário de Desenvolvimento Sustentado Israel Alfonso, da gerente de Negócios do Turismo Maria Carolina Pereira, do vereador Valdecir do Ponto Chic, do Engenheiro José Aparecido Queiroz, que é o responsável pela Cidade Miniatura na UNILINS.
A Cidade Miniatura é parte da identidade cultural de Lins, e a partir da parceria da Prefeitura Municipal com a Unilins, abrirá diariamente para receber visitas de escolas, instituições beneficentes e grupos de turistas. As visitas de grupos deverão ser agendadas no telefone (14) 3533 3267 – Pró Reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unilins. O local passará a funcionar de terça-feira a sexta-feira das 8h30 às 11h e das 13h às 16h e aos sábados das 14h às 17h.
Criada por Mário Ramos, a Cidade Miniatura surgiu de um presépio construído para pagar uma promessa em 1948. Desde então, o pequeno presépio foi ganhando novos elementos, até se tornar uma completa cidade em miniatura que era exposta à população. A criação de “seo” Mário, como ficou carinhosamente conhecido, se tornou um dos símbolos da cidade.
Em 1999,já sem condições de prosseguir com o projeto, doou o material para uma Instituição de Ensino de Lins, que após oito anos, sem ter montado a cidade miniatura, procurou a Fundação Paulista de Tecnologia que assumiu o projeto em 2007. Desde então a Fundação Paulista vem recuperando e automatizando a Cidade Miniatura que abria para visitação apenas em períodos específicos. A partir de agora passa a enriquecer a oferta turística de Lins, abrindo diariamente com entrada gratuita.