18 SET 2014
Nota Informativa - Varicela

Lins, 26 de setembro de 2014.

NOTA INFORMATIVA – VARICELA

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, informa:

A varicela (catapora) é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zoster e que acomete, principalmente, menores de 5 anos de idade.

Pode ocorrer durante o ano todo, porém observa-se um aumento do número de casos no período que se estende do fim do inverno até a primavera (agosto a novembro), sendo comum, neste período, a ocorrência de surtos em creches, pré-escolas, escolas, etc.

A principal manifestação clínica é caracterizada pela presença de vesículas disseminadas em todo o corpo, que evoluem para crostas até a cicatrização (em torno de cinco dias), podendo ocorrer febre de 37.5°C a 39°C. A transmissão pessoa a pessoa ocorre primariamente por contato direto com pacientes com varicela, por disseminação aérea de partículas virais (aerossóis) e, também, pode ocorrer por meio de contato com as lesões de pele. O período de maior transmissibilidade inicia-se dois dias antes do aparecimento das vesículas e vai até a fase de crosta. O período de incubação varia de duas a três semanas, com média de 14 a 16 dias.

Não existe um tratamento específico para varicela, porém devem ser acompanhado pelo médico.

Ressaltamos que o Ministério da Saúde preconiza o bloqueio vacinal, que é indicado para crianças na faixa etária entre 1ano a 5 anos, 11 meses e 29 dias que frequentam creches e escolas.A Divisão de Vigilância Epidemiológica realizou bloqueios vacinais em várias escolas e creches do município de Lins, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, mas o bloqueio vacinal está suspenso temporariamente conforme orientação do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Bauru.

No Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina contra varicela é aplicada para as crianças com 15 meses de idade, utilizando-se a vacina combinada tetraviral que protege contra o Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela.

Segue algumas recomendações para o controle e prevenção da Varicela:

. Procurar um serviço de saúde para avaliação e orientação;

. Lavar as mãos após tocar nas lesões;

. Evitar o compartilhamento de objeto que entrem em contato com a boca, como copo, talheres e outros;

. Os suspeitos devem ser afastados da escola, creche, trabalho, e outros, por um período de 07 dias, contados a partir da data do aparecimento das bolhas;

. Manter cuidados adequados de higiene;

. Notificar os surtos oportunamente.

Sem mais, colocamo-nos à disposição para esclarecimento de dúvidas ou outras    orientações que se fizerem necessárias.

Atenciosamente,

Enfª. Mariana Batelochi Sioni Rozeno