15 ABR 2014
Agricultores orgânicos se reúnem para trocar experiências

Agricultores orgânicos se reúnem para trocar experiências

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

A tarde chuvosa de sábado (12) não impediu que um grupo de sete agricultores familiares de Lins, em sua grande maioria produtores de hortaliças e olerícolas, se reunisse para realizar uma série de visitas em suas próprias propriedades, procurando conhecer o modo produtivo de cada um e trocar experiências entre eles.
Há pouco mais de um ano este grupo, somado a alguns produtores de Sabino e Promissão, participou de um treinamento promovido pelo Sindicato Rural de Lins, SENAR, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e apoio da Prefeitura de Lins. Com o treinamento, se organizaram numa Organização de Controle Social – OCS, a “Orgânicos, Sua Saúde Nossa Vida”, e desde outubro do ano passado estão produzindo de forma orgânica, ou seja, sem uso de defensivos agrícolas convencionais.
Na foto, estão reunidos na propriedade Chácara Sempre Verde da família Wassano, Gilberto e Maria (foto), que fica em Lins. A família Wassano está há mais de 20 anos no ramo da produção de hortaliças, mudas, consultoria e agora também são membros da Feira do Agricultor Familiar (realizada às sextas feiras na praça Frederico Ozanan), oferecendo um novo serviço que é a entrega de cestas a domicílio.
Segundo Gilberto Wassano, que é engenheiro agrônomo, a produção de orgânicos requer dedicação e mudança de hábitos do produtor. “Caso contrário não dará certo”, explica. Para o secretário de Agricultura de Lins, Hemerson Calgaro, a produção orgânica fornece produtos de qualidade ao consumidor e fideliza clientes para quem está vendendo. “É bom para ambas as partes”, finaliza Calgaro.