27 NOV 2013
Atividades da Semana de Consciência Negra

Durante as atividades da Semana de Consciência Negra o Prefeito anunciou que Lins e Governo Estadual irão construir um Teatro Municipal

CODEC- Coordenadoria de Comunicação

Durante os últimos dias foram realizadas as atividades da Semana de Consciência Negra 2013, organizadas pela Prefeitura e Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra com o tema Resgatando a Identidade.
Tivemos exposição cultural e de artesanato no Museu, apresentações musicais e culturais, capoeira, palestras, roda de contos e apresentação do Projeto Guri. Destaque para o grande evento de sábado a noite (23/11) na Casa da Cultura, quando tivemos uma homenagem para os destaques da comunidade negra, posse de Conselhos e o Sarau Africanidades.
Neste evento estiveram presentes o Prefeito Edgar de Souza, o Coordenador Estadual de Gêneros e Etnias, Ricardo Fernandes Lopes, Secretário Municipal de Relações Institucionais, Israel Alfonso, o Presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Luiz Henrique de Andrade, entre outras autoridades, parceiros e comunidade.
Foram homenageados com placas e flores os destaques: Maria Bernadete Ramos e José Renato da Costa, que, emocionados, dedicaram as homenagens a seus familiares. Em seguida foram empossados os membros do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e o Conselho de Políticas Culturais, bem como seus respectivos Presidentes: Luiz Henrique de Andrade e Leila da Cunha Mendes. O evento, que contou também com apresentações dos grupos Step Soul e Nação Cultural, foi encerrado com uma apresentação de músicas e poemas com artistas do “Chama Poética” em parceria com o Governo Estadual: Sarau Africanidades.
O Prefeito Edgar de Souza parabenizou o Conselho organizador da programação, “foi uma semana excelente, repleta de atividades de valorização da cultura negra, a luta é muito importante, pois ainda existe desigualdade racial em nosso país, números do IBGE provam isto, portanto precisamos seguir nos superando para que cada vez mais o julgamento das pessoas seja feito única e exclusivamente pelo seu caráter” disse. Edgar também empossou os novos conselheiros municipais, “agradecemos a disponibilidade dos membros, esperamos dos Conselhos uma participação ativa e uma positiva pressão, pois é juntos que iremos construir um novo tempo para Lins” disse e encerrou sua fala com o grande anúncio de que foi conquistado junto ao Governo Estadual, Governador Geraldo Alckmin e Deputado Pedro Tobias a construção do desejado Teatro Municipal, “será no prédio do antigo Bispado, onde durante anos foi também a Secretaria de Saúde, é uma grande conquista cultural para a região e que só foi possível graças ao empenho do Governador Geraldo Alckmin e do Deputado Pedro Tobias” finalizou.
O encerramento da Semana de Consciência Negra aconteceu na manhã de domingo (24/11) com o Encontro de Danças Urbanas “Let’s Dance” na Casa da Cultura.

27/11/2013
Atividades da Semana de Consciência Negra